A origem do futebol de botão

14 de dezembro de 2011

É comum a gente ler em artigos jornalísticos e até mesmo em sites especializados em futebol de botão, que este esporte “foi inventado por volta de 1930 pelo brasileiro Geraldo Décourt“.

Este é um grande engano, que periga acabar “se tornando verdade” de tanto ser reproduzido. O grande mérito de Geraldo Décourt é a publicação do primeiro livro de regras sobre o futebol de botão em 1930, além do grande trabalho pela organização e divulgação ao qual se dedicou pela maior parte de sua vida. Jogo que ele aprendeu a jogar na infância. Li isso há muito tempo em algum lugar, mas não encontro mais o texto. Porém encontrei outro no Futmesa Brasil, que é bastante coerente com o que me lembro.

“Decourt nasceu em Campinas (SP) em 14 de fevereiro de 1911. Pouco tempo depois foi residir com seus pais no Rio de Janeiro. Lá, com nove a dez anos tomou conhecimento do futebol de botões. Em seu livro relata que era um dos mais jovens a disputar o campeonato carioca, pois a grande maioria dos participantes beirava os vinte anos de idade.”

“Por essa razão, nesse mesmo livro ele abomina a ideia de colocar o seu nome na criação do futebol de botões. Seu trabalho foi, aos dezenove anos, publicar o primeiro livro de regras de futebol celotex. Chamou celotex porque as mesas onde jogavam eram feitas desse material, fabricado em Chicago (EUA) e que na atualidade se assemelham ao nosso Duratex (…)”

Eu gostaria muito de dar uma lida neste livro do Décourt. Se alguém souber de uma cópia disponível, por favor me avise.

Também há um bocado de tempo vi publicado em um site espanhol uma imagem de um artigo que se acredita ser o primeiro relato documentado sobre o jogo, datado de 1902, se não me engano, e sobre a prática em solo espanhol ou catalão. Infelizmente também não encontro mais o tal artigo, mas no mesmo Futmesa Brasil, encontrei um outro artigo que aparentemente reproduz um texto espanhol, indicando o suposto inventor do jogo, tudo também coerente com o tal recorte de jornal.

“O jogo de futebol de botão foi inventado na Espanha por um jovem chamado José Huelva Quintero no final do século passado. Não posso esquecer que o futebol foi introduzido na Espanha especificamente para a província de Huelva. O primeiro jogo de botões foi realizado pelo jovem chamado José Quintero e um amigo, cujo nome do jogo foi dado no pátio da casa de sua família, em Palos de rua da cidade de Huelva. Foi exatamente a 06 dezembro de 1900, faltando 25 dias para começar o novo século.”

Um pequeno artigo publicado no Mundo Estranho, nos dá uma pista, na minha opinião bastante coerente, sobre a origem dessa prática no Brasil:

“Sua origem é incerta, mas tudo indica que ela pertence ao Brasil. Relatos de antigos colecionadores contam que marmanjos do Pará já brincavam de fazer gols com pequenos botões por volta da década de 20. Logo, o jogo chegaria ao Rio de Janeiro, onde, em 1930, o músico e publicitário Geraldo Décourt publicou o primeiro livro de regras oficial. “A partir do Rio, o futebol de botão passou a ser difundido para vários outros estados”, afirma Elcio Vicente Buratini, (…)”

Concluindo, tudo indica que o mais brasileiro e popular dos passatempos dos meninos do século XX tem origem espanhola. O grande Geraldo Décourt merece todas as homenagens, mas deve ser lembrado como um grande incentivador do jogo no Brasil, o maior de sua época.


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker