Montando times de vidrilha

30 de junho de 2009


Brasiliense, Gama, Legião e Flamengo RJ – Clique para ampliar

Finalmente estou montando meus primeiros times de lente. Nunca tinha jogado com esse tipo de botão antes, mas depois de ver times lindíssimos e a incrível coleção do Léo, da BFA, me animei a experimentar, nem que seja apenas para coleção. Primeiro comprei 3 times prontos com o Vitor e agora me aventurei a produzir meus primeiros times.

Nessa primeira leva, fiz um Gama, com o mesmo escudo do Periquito que usava para dadinho; um Brasiliense, com um escudo que tinha feito para um amigo, mas que acabou não sendo produzido em acrílico; um Legião, com uma escudo que iria utilizar em um time meu em acrílico; e um Manto Sagrado, com o mesmo escudo do meu atual time para dadinho. Ainda tenho lentes para mais um, que provavelmente será o CEUB feito pelo Marcos VP

Segue um rápido tutorial para a montagem dos times:

1. Compre lentes novas para botões. As minhas comprei com o Sérgio, no Mercado Livre. Dizem que as do Parruda (11 – 3915-4981) também são muito boas.

2. Crie os escudos em um editor gráfico. Se não tiver este dom, ou não tiver tempo, pode usar um dos escudos do Marcos VP, por exemplo, ou de outros tantos artistas talentosos que estão disponibilizando seu trabalho de graça na internet. No próprio site do Marcos, tem uma lista bem completa de outros sites de escudos. Outros artistas, como o Vitor, estão vendendo os escudos já impressos e recortados, prontos para a aplicação nos botões.

3. Configure o tamanho da página no editor, para um dos tamanhos das fotos do seu cinefoto preferido e exporte para um JPEG em 300dpi. Leve ao cinefoto e pessa para imprimirem a “foto” em papel brilhante e com o parâmetro “no resize”, importantíssimo para não mudarem o tamanho ou distorcerem os escudos.

4. Cole o lado impresso dos escudos sobre a fita dupla-face acrílica da Adelbrás. – Use a de 48mm de largura, que é mais larga que o escudo, não necessitando de emendas. O código dela na Adelbrás é 0639000022. – Na hora de colar os escudos, sugiro cortar cada um separadamente em quadrados e depois colar um por um, com cuidado para não formar bolhas. Depois recorte os escudos por cima da fica, que é bem transparente, mesmo antes de tirar o papel protetor.

3. (método aposentado, mas ainda usável) Imprima invertido (espelhado) em papel adesivo transparente, para que possa ser colado atrás da lente. Estou usando hoje o KelPex, que acho que adere melhor no plástico, mas você pode experimentar qualquer transparência adesiva para impressoras a jato de tinta.

4. (método aposentado, mas ainda usável) Cole papel adesivo branco por cima do transparente, para servir de fundo, e depois recorte os escudos.

5. Cole o conjunto adesivo por trás da lente. Sugestão, descole apenas uma ponta do papel protetor do adesivo e dobre; centralize o escudo no botão; prenda (cole) a parte que está sem o papel de proteção; depois retire o resto de papel de proteção e cole o resto do escudo.

6. Depois de colar o escudo na vidrilha, a colagem não fica perfeita, sendo vistas “estrias” por todo o escudo. Com a unha mesmo, esfregue o escudo, do centro para fora, cobrindo toda a extensão, até que todas as marcas tenham sumido.

7. Pinte a parte de trás do botão com tinta acrílica fosca na cor que deseja que fique o resto do botão que não está coberto pelo adesivo. É importante a tinta ser fosca, para que um botão não grude no outro depois de seca.

8. Para a pintura, primeiro dilua a tinta acrílica em água. O ponto corredo da diluição é meio subjetivo e cada um vai achar o seu preferido depois de algumas tentativas. Eu misturo com o cabo de um pincel, até que a tinta goteje da ponta sem dificuldade, mas também não escorra muito fácil.

9. Agora despeje uma quantidade de tinta sobre a parte de baixo do botão e vá girando o botão até que a tinta cubra tota a área dos escudo e da borda. Dica: primeiro cubra todo o escudo e só depois passe para a borda. Se deixar o escudo para depois, como a tinta escorre com mais dificultade sobre o papel, você terá maio dificuldade para cobrir o escudo.

10. Eu estou usando uma seringa para despejar a tinta, o que facilitou um bocado o trabalho e a dosagem da tinta. Dica: 0,8ml ficaram ideais para a diluição que eu fiz, conforme explicado acima.

11. Depois de coberto todo o botão com a tinta, você vai ter a impressão de que ela ficou em excesso, mas depois que secar, o que vai demorar um pouco mais que o normal, ela retrai e o botão fica com uma cobertura impecável, parecendo pintado industrialmente.

12. Caso se formem bolhas na tinta, fure uma a um com uma agulha ou um palito de dente. Dica: com a ponta limpa do palito, as bolhas estouram mais facilmente.

Obs.: Não me dou muito bem com tinta, então estou pensando em experimentar também os escudos do tamanho da lente, sem a pintura. O Pedro Luiz, da comunidade Futebol de Botão tem alguns exemplos de botões assim. Gostei ;-)

Obs. 2: A turma da comunidade Futebol de Botão, sujere a impressão dos escudos a laser e a colagem com cola branca, levemente diluida. Os botões do Léo, por exemplo, são feitos assim, mas como também não me dou bem com cola (as primeiras experiências geraram mais sugeira do que resultados), resolvi usar a técnica do adesivo transparente, que já utilizo com sucesso nos goleiros.

93 comentários para “Montando times de vidrilha”

  1. Vitor Menini disse:

    Não entendi,o que seria imprimir espelhado??

    Abraços.

  2. Zamorim disse:

    Vitor, quando imprime espelhado, a imagem fica invertida, como se você a estivesse olhando num espelho. É preciso imprimir assim, porque como o escudo vai ser colado na parte de trás do botão, a imagem será vista pelo outro lado da transparência (o da cola) e não pelo lado em que foi impressa.

  3. Vitor Menini disse:

    Tá..e como eu imprimo assim?

  4. Zamorim disse:

    Aí vai depender da impressora e do programa gráfico que você está usando. Tanto um quanto outro tem, normalmente, a opção de imprimir espelhado ou invertido. Isso você vai encontrar nas preferências de impressão.

  5. Vitor Menini disse:

    Ok,valeu!!

  6. vitor disse:

    Oi Marcus, boa noite!
    Parabéns pelo resultado dos seus primeiros times de vidrilhas! Estão muito bonitos e parecem muitíssimo bem acabados. São times com a Marca Registrada de seu talento, capricho e bom gosto!
    Tenho a certeza de que agora que já foi contaminado pela mística das “tampinhas de relógio”, não vai mais parar de produzir times com esse material, nem que seja unicamente para fins de colecionismo. Por isso mesmo, esses primeiros times já podem ser considerados históricos!
    Parabéns, igualmente, pela técnica empregada: very clean!
    Apenas para registro, informo que ainda existe uma outra técnica, muito semelhante à empregada por você, e também muito boa para quem deseja evitar a “cola” e as dificuldades de sua manipulação.
    Essa outra técnica consistente em imprimir os adesivos em uma folha A4 de sulfite e sobre ele colar uma folha adesiva transparente de dupla face. Só isso! Depois, recortam-se os adesivos para aplicação nos botões e o processo segue o seu curso normal, exatamente como você fez, com absoluto sucesso!
    O papel adesivo dupla face não é muito difícil de ser encontrado no mercado, especialmente nas grandes lojas de suprimentos para escritório.
    Outra dica: Enrole um paninho branco levemente umedecido no dedo indicador e faça a limpeza do excesso de tinta na borda dos botões. Você pode fazer isso simultaneamente à pintura dos botões ou, se preferir, logo após a secagem da tinta.
    Esse cuidado, além de proporcionar a limpeza necessária na área de atrito do botão com a mesa, evitando que o excesso de tinta possa dificultar o deslize do mesmo, também vai conferir ao conjunto do time um aspecto maior de uniformidade.
    Um grande abraço Marcus, e vamos em frente!
    Vitor

  7. Zamorim disse:

    Grande Vitor!

    Valeu, principalmente pela dica da limpeza da borda!

    Tive um trabalhão pra tirar todo o excesso de tinta, primeiro com estilete e depois na lixa fina, sempre bem de leve.

  8. Zamorim disse:

    É, Vitor, realmente estou bem empolgado com as vidrilhas e já estamos armando um campeonato nos moldes da BFA, só com times assim.

    Acho que agora a coleção vai crescer sempre ;-)

  9. Odoni disse:

    Boa noite Marcus,

    Estou ancioso para montar meus times de “tampa de relogio”, sempre joguei com esse tipo de material, mas esta complicado encontar bons times no mercado então decidi montar meus próprios times, preparei um palmeiras que consegui os ecudos em um blog que naum me lembro o nome, um rosário central que eu mesmo montei e ficou mto bom no papel, espero que fique tbm nas lentes, e um time mais feminino baseado em uma personagem de desenhos animados para minha esposa, farei isso baseado em sua tecnica, desde ja agradeço pelo tutorial e assim que o projeto estiver concluido enviarei fotos se for de seu interesse, mais uma vez meu mto obrigado, e aproveito para agredecer as dicas de como fazer uma mesa, pois esse sera meu projeto de férias, abraços.
    Odoni

  10. Zamorim disse:

    Valeu, Odoni!

    Manda as fotos, sim, que eu publico aqui.

    Quanto à mesa, tenho certeza que vai valer a pena seu projeto de férias. É MUITO bom jogar em uma mesa feita por nós ;-)

  11. Leandro disse:

    Marcus boa noite, muito bacana sua iniciativa de esclarecer a arte de confeccinar os times de vidrilha, tenho duas duvicas: uso a dica recomendada pelo Vitor, imprimo em papel gramatura 150 ( alta qualidade) fica excelente a qualidade da impressão e depois uso a fita adesiva dupla face para fazer adesivagem porém assim que colo o escudi na parte de dentro da lente ele perde um pouco o brilho, será que se eu usar o KelPex, vou ter uma qualidade melhor? a otra dúvida é em relação ao corte, ja tentei com tesoura e copasso de corte, mas ainda não me acertei, se puder me ajudar ficarei grato, grande abraço e parabéms pelo blog

  12. Zamorim disse:

    Leandro, talvez a fita dupla face não esteja ficando bem colada ao adesivo ou ao botão. Está usando qual marca? Uma que funciona muito bem é a Adelbras. Já fiz diversos goleiros com ela e a arte sempre ficou perfeitamente visível. Experimente, depois de colar o escudo no botão, passar a unha por toda a extensão, pra que a aderência seja perfeita.

    Com a impressão direta no adesivo transparente, fica perfeito.

    Quanto ao corte, qual o problema?

  13. Leandro disse:

    bom em relação ao corte nao consigo recortar os escudos com perfeição usando tesoura, cheguei até comprar um compasso de corte, mas é muito trabalhoso e não rende, se vc puder recomendar alguma técnica caseira eu agradeço, pois os seus ficam excelentes. grande abraço

  14. Zamorim disse:

    Então, Leandro, meu corte também não fica perfeito. Você precisa deixar uma sangria no escudo. Faço assim: imprimo a borda do escudo com uma linha grossa, na cor em que o botão vai ser pintado. Aí corto sobre essa linha grossa, sem grandes preocupações. Quando você pinta o botão, essa borda praticamente desaparece.

    Dá uma olhada na foto do botão do Legião antes de pintar, pra ver como fica: http://botao.zamorim.com/fotos/orig/vidrilhas-2.jpg

    No caso do botão branco, basta recortar por fora da borda, deixando um mínimo de papel branco sobrando.

  15. Ralf disse:

    Boa Tarde Marcus excelente seu trabalho e obrigado pelas dicas de como montar meu próprio time, gostaria de saber o tamanho dos escudos para impressão, me diga em cm e tenta fazer os Rio Branco de Americana, com o seu capricho e experiência, ficarão ótimos.
    Abraço

  16. Zamorim disse:

    Oi Ralf, estes escudos eu cortei com 38mm de diâmetro. Tem gente que corta menor, tem gente que corta maior. Fica ao gosto do freguês.

  17. Bruno disse:

    Zamorim ótimo trabalho quero fazer os meus também vc teria o email do parruda por favor eu tenho um da globo.com mas toda vez que mando me retorna uma mensagem de erro obrigado/ na média quando custa um botão desses de vidrilha ??? vlw

  18. Fabio disse:

    Boa noite Marcus.

    Antes de tudo, quero te dizer que esse seu post me fez querer fazer minhas próprias vidrilhas e peguei várias dicas suas de como fazer mas, vou tentar o método da fita dupla transparente que o amigo Vitor indicou. Suas vidrilhas são sensacionais!

    Me tire só uma dúvida: Você passa algum impermeabilizante na camada de tinta, depois de pintado? Se sim, qual seria?

    Se eu fosse de BSB, com certeza, participaria do campeonato de vidrilhas do BQ. Quem sabe em uma visita a cidade não encare uma brincadeira dessas com vocês?

    Um grade abraço.

  19. Zamorim disse:

    Oi Fábio e todos

    Em primeiro lugar, quero dizer que agora abandonei o papel adesivo transparente. Estou usando a fita dupla-face acrílica da Adelbras. Ela é perfeitamente transparente. O resultado fica sensacional. O novo time do Manto Sagrado (http://botao.zamorim.com/?p=139) eu fiz assim, com os escudos impressos como foto em um cinefoto. Ficaram simplesmente perfeitos.

    Quanto ao impermeabilizante, não passo, não. Mas a tinta acrílica realmente não é resistente à água, então não podemos lavar os botões.

    Se aparecer por aqui, é só avisar, que combinamos uma visita ao Bola Quadrada.

  20. Zamorim disse:

    Oi Prof. Boscolo

    Era esse sim, mas agora estou usando essa fica aqui: http://www.adelbras.com/produtos_detalhe.asp?id=6&id_volta=2

  21. Alexandre Figaro disse:

    Zamorin, que tinta vc costuma usar para pintar seus modelos vidrilhas ?
    Eu fiz um time para testar, mas não ficou bom. Usei tinta acrília brilhante.
    Os botões ficam colando um no outro. Com o tempo está saindo a tinta, ficou pessímo.
    E outra dúvida, a vidrilha que vc usa permite que se cole o escudo de forma UNIFORME ?? Possui uma superfície suficientemente RETA para ser colado o escudo, sem as indesajadas bolhas ?
    Fico aguardando ansioso sua respostas amigo.
    E parabéns por dividir conosco este trabalho maravilhoso que vc faz com seus times, goleiros, etc…

    Abração

  22. Mário Flávio Gondim Pontual Moreira disse:

    É isso aí, moçada! As vidrilhas são melhores que os botões de acrílico. E você consegue melhor rendimento no jogo. Os campeonatos tem que ser liberados,isto é,quem quiser jogar com vidrilhas que jogue ou com os de acrílicos também é outra opção. E para qualquer modalidade. Eu gostaria de adquirir um time de vidrilhas, favor enviar o email desta moçada,grato a todos.

  23. Zamorim disse:

    Alexandre, é como está explicado aí em cima. Uso tinta acrílica fosca. Tenho usado a Acrilex, mas creio que qualquer uma sirva.

    Quanto à colagem dos escudos, as bolhas são evitadas pelo modo de colar. Prenda primeiro a ponta do escudo e depois vá esfregando com o dedo, enquanto vai colando o resto.

  24. Zamorim disse:

    Caro Mário, não é uma questão das vidrilhas serem melhores ou não. Isso vai do gosto de cada um. Acho as vidrilhas divertidas e muito boas para jogar em mesas de média para pequenas, mas quando se fala em mesas oficiais e jogo de competição, os botões de acrílico acabam sendo mais eficientes, tanto pelo peso, quanto pela possibilidade de se confeccioná-los com características específicas, de acordo com o estilo de jogo do técnico.

    Quanto à liberação, em nenhuma regra oficial existe proibição ao uso das vidrilhas. Todas elas mencionam apenas as medidas máximas e mínimas dos botões e as vidrilhas que se encontra hoje estão todas dentro das especificações permitidas.

  25. Rafael Odoni disse:

    Boa tarde Zamorim, ja comentei antes aki, acho seu trabalho mto legal, para pintura eu uso acrilica brilhante dai armazeno os times em caixinhas individuais, gostei mto da sua tecnica de pintura, eu pinto com pincel memsmo e seco em uma “estufa” feite de uma caixa de sapato e uma lampada de 25 wats, o resultado fica mto bom a tinta lisinha e a secagem é bem rapida!

  26. HERIC LOPES disse:

    Zamorim, muito obrigado pelas dicas, estou pirando com elas.
    Tenho 3 perguntas:
    Tudo de cor branca, qdo impresso, fica transparentes… como resolve isso?
    Como vc cola (q cola) vc usa para prender as redes nas traves?
    Qdo vc retira a outra parte da fita dupla-face, que fica voltada para a tinta?

    Muito Obrigado!

    Abracos!

    Heric

  27. Zamorim disse:

    Desculpem a falha na atualização do tutorial!
    Os itens 3 e 4 agora estão agrupados corretamente. Os “oficiais” usando impressão em cine-foto. Os “aposentados” suando o papel adesivo transparente.

    Acho que essa troca que gerou a confusão do Heric e de outros que me escreveram diretamente.

  28. HERIC disse:

    Boa Zamora,

    Ai sim… ficou claro.

    Muito Obrigado!

    Grande Abraco!

  29. Ricardo Meni disse:

    Olá gostaria de comprar as vidrilhas para montar um time de botão sem o trabalho de impressão, e com o goleiro.
    Aguardo contato.
    Obrigado,
    Ricardo.

  30. Zamorim disse:

    Caro, Ricardo, eu não vendo vidrilhas, estou apenas ensinando a montá-las. Os fornecedores com quem eu compro estão indicados aí em cima, no texto.

  31. Eduardo Lemos disse:

    Olá Zamorim, estou querendo comprar três jogos de Vidrilhas e são seleções, mas gostaria de saber quem hj poderia me fazer um modelo de uniformes e se possível colocar nomes dos craques, não atualizados e sim mesclados com os e hj.
    Tenho entrado no blog do Marcos VP, acho q seria a pessoa mais indicada e como faço para entrar em contato.

    Você no caso não vende as vidrilhas, e nem faz os escudos?

    Fico no seu aguardo e uma boa tarde.

    Eduardo Lemos

  32. Zamorim disse:

    Oi Eduardo, infelizmente não faço nem botões nem escudos por encomenda. O Marcos VP costuma atender a todos os pedidos, mas faz os escudos somente no estilo dele e não usa nomes de jogadores.

    No blog dele (Escudinhos), tem um bocado de links para outros criadores de escudos. Você deve encontrar alguém lá que possa te atender.

  33. Eduardo Lemos disse:

    Ok, Zamorim…obrigado pela atenção, eu dei uma lida em alguns comentários e vc ensina a fazer os botões.

    Eu também vi um site onde vende as vidrilhas, tenho interesse em aprender para completrat minha coleção, isso é possível.

    No seu aguardo
    Eduardo

  34. Carlos Eduardo disse:

    Olá, ótimo tutorial.
    Estou pensando em começar a fabricar meu próprios times, mais tenho uma duvida quanto a pintura, gostaria de saber se com esse seu método a tinta não sai/desbota com o tempo?

    Abraço e parabéns pelo site!

  35. Zamorim disse:

    Então, Carlos, comecei a fazer meus primeiros times só no ano passado, então não faço a menor idéia da durabilidade da pintura. Mas uso dicas aprendidas aqui e ali de colecionadores beeeem mais antigos, então imagino que não haja problemas.

    Quanto a descascar, a tinta acrílica descasca com facilidade, sim, mas é pra ser assim, pois te permite mudar a arte eventualmente e facilita a pintura, pois se borrar, e isso acontece bastante no início, você consegue limpar a sujeira com facilidade.

    Se quiser uma tinta mais duradoura, talvez o esmalte sintético ou alguma outra tinha específica para plástico seja mais indicada, mas aí o cuidado com a pintura deverá ser triplicado.

  36. Zamorim disse:

    Sim, mas só descasca se os times não forem guardados e usados com o devido cuidado…

  37. Marcelo disse:

    Amigo, adorei seu tutorial e já consegui inclusive fazer alguns times pois tenho facilidade na arte com o Photoshop, porém tenho uma pergunta. As vidrilhas são muito leves e senti a necessidade de preenchê-las com algum material que as tornassem mais pesadas. Você teria indicação de alguma massa ou outo material que após aplicado não deformasse a pintura e o escudo? Obrigado.

  38. Zamorim disse:

    Valeu, Marcelo!
    Olha, a gente acha as vidrilhas leves no início, mas elas jogam bem assim mesmo. Para aumentar o peso, não sei a melhor maneira de fazer. Algumas pessoas colam camadas de papel no fundo ou aumentam a camada de tinta. Acho que você vai ter que fazer experiências.

  39. Elodmerson disse:

    aonde eu encontro os botões, para ,minha propria confecção..
    obrigado fico no aguardo

  40. Fernando Ribeiro disse:

    Ola Zamorim tubem! parabens pelo otimo trabaho, eu vou tentar fazer meu primeiro time de vidrilha, gostaria de saber a onde eu consigo os vetores das empresas fabricantes de uniforme umbro nike toper, sabe me dizer a onde eu consigo esses vetores??

    um abrao

  41. Zamorim disse:

    Fernando, a maioria dos arquivos eu consigo no Brands of The World: http://www.brandsoftheworld.com/

  42. Fernando Neves Ribeiro disse:

    obrigado, eu fiz o meu primeiro botão de vidrilhas, como eu faço para te mandar as fotos

    um abraço

  43. Caro Zamorim, sou de uma pequena cidade do interior do Rio de janeiro e desde criança sou um apaixonado pelo futebol de mesa. Venho lhe dar parabéns por este site que acompanho com frequência onde demonstra todo seu amor pelo jogo de botão.

    São pessoas como você que não permitem que este jogo tão emocionante caia no esquecimento.

    Pena que em minha cidade e região o fuebol de mesa esteja tão abandonado, ainda hoje tenho ótimas recordações do tempo em que em qualquer mercado ou até mesmo padaria se encontravam jogos de botões, como também da febre pelo jogo. Quem não jogava botão antigamnte? Hoje achar uma criança jogando é muito difícil.

    Sou um praticante do jogo e pelo menos uma vez por semana jogo em minha casa com amigos e irmãos.

    Espero que continue escrevendo e ensinando seus conhecimentos, e quem sabe espero um dia ter o prazer de disputar uma partida com você.

    Carlos Renato,

    Paraíba do Sul, RJ

  44. Zamorim disse:

    Valeu, Carlos!

    Realmente sou apaixonado por essa brincadeira, esse grande barato que é o futebol de botão.

    Gosto sempre de deixar claro que grande parte do que está publicado aqui eu aprendi com outros botonistas mais antigos, em sites, nas comunidades do Orkut, em conversas por e-mail. Isso tudo é uma grande compilação de conhecimento de dezenas de cabeças, incluindo claro bastante coisa que aprendi apanhando, tentando, tentando.

    Quanto à turma para jogar, costumo repetir uma frase célebre do filme Campo dos Sonhos: “construa que eles virão”.

    Comigo foi assim ;-)

  45. Ademir Araujo disse:

    Olá Zamorim, sempre fui apaixonado por times de botão e tenho até hj times COPA DE OURO , lembra deles ? e esta semana, com a ajuda do seu tutorial, fiz o meu 1° time de vidrilha. Gostaria de postar aqui que achei sensacional, show de bola.
    Apenas adaptei alguns passos que vc criou como por ex.: fiz os escudos em papel fotografico em 170g nume impresso HP Ink jet em colei com fita da Adelbras conforme vc indica e ficou uma blz. No entanto gostaria de saber como vc fez aquele efeito tipo tecido se movendo no escudo do Guará – DF e qual a fonte usada nos numeros destes escudos.

    Um forte abraço e parabéns pelo site. costumo dizer que um homem não é simplesmente aquele que inventa e/ou descobre as coisas, e sim o que compratilha seus sucessos e fracassos com os outros…

  46. Zamorim disse:

    Valeu, Ademir!

    A sombra nos escudos eu faço com umas imagens que preparei em diversos graus de transparência. Eles estão disponíveis para download na página de arquivos: http://botao.zamorim.com/arquivos.php

    Baixa os arquivos “sombra”+alguma coisa. Estão em 2 formatos distintos: “.psd”, para Photoshop e PNG, genérico. Basta sobrepor essas imagens sobre os escudos.

    O fonte utilizado nos números do Guará foi o Athletic. Acho que você encontra fácil para download.

  47. Maxx disse:

    Pessoal,

    Sou da época em que comprava-se as lentes em relojoarias. Hoje em dia são poucas, mas voces podem procurá-las em “Fornituras” nas listas telefonicas. Fornitura é uma empresa que atua no ramo de fornecimento de peças para relógios e medidores variados.
    A vantagem de comprar nesses lugares é que voce pode montar um time com lentes de tamanhos e formatos diferentes. Como os jogadores de um time de verdade onde cada um tem sua característica.
    Com certeza muitos de voces já tiveram essa experiência, mas esses times às vezes não são aceitos em campeonatos oficiais por causa do tamanho de algumas lentes. No meu time, os atacantes são menores e mais leves. Nos times oficiais, geralmente os jogadores têm tamanho padronizado. Os chutes também costumam ser padronizados.

    abraços.

    maxx

  48. Nauricio/SP disse:

    Olá, Zamorim, meus parabéns pelo site!

    Vc nao acha as lentes de acrílico duras demais? Falo isso porque as antigas lentes da Brianesi eram flexíveis, gostaria de saber vc conhece algum fornecedor de lentes flexíveis.

    Obrigado desde já.

  49. Zamorim disse:

    Naurício, não posso fazer essa comparação, porque nunca joguei com os Briansi originais. Infelizmente não conheço quem forneça essas lentes hoje em dia.

  50. igor disse:

    tenho 13 anos sou muito seu fã adoro futebol de botão queria saber que tinta vc usa para pintas o botões…

  51. igor disse:

    tenho 13 anos sou muito seu fã quero saber qual tinta vc usa para pintar os botões?espero q mim responda…

  52. Zamorim disse:

    Valeu, Igor, fico muito honrado :-)
    Uso tinta acrílica fosca para pintar as vidrilhas. Indico a Acrilex.

  53. igor disse:

    valeu pela resposta muito obrigado abraço.

  54. Tiago Teles disse:

    Olá Zamorim, comecei a fazer os meus primeiros times seguindo seu tuntorial, mas na ora da pintura, a tinta manchou os escudinhos. Será que foi por que usei papel comum para imprimir os escudos? Qual tipo de papel eu devo usar para corrigir esse problema?

    Agradeço desde já!

  55. Tiago Teles disse:

    Outra coisa Zamorim, qual a quantidade de agua que deve ser acrescentada a tinta?

    Agradecido.

  56. Zamorim disse:

    Então, Tiago, como a tinta é a base de água e ainda a diluímos mais para essa pintura, o papel precisa ser mais resistente à água. O ideal é imprimir em algum papel brilhante com gramática mair que 120. Eu costumo imprimir meus escudos em cinefoto, como foto mesmo. O dessorado é perfeito. Tá explicado lá em cima no tutorial.

    Quanto à quntidade de tinta, faço no olho. Vou colocando água e vendo como pinga do pincel. Tem que pingar fácil, mas não escorrer. Isso você Precisa ir experimentando pra ver como prefere.

  57. Eduardo Lemos disse:

    Olá Zamorim, bom dia, estou seguindo na risca saus dicas mas estou apanhando na hora da pintura, uso a tinta faço a diluição e aplico, mas ao secar esta borrando a arte, bom imagino q seja o papel, pq uso A4, mas usando o pincel ele não borra mas não fica com uma aparência bonita, já quando faço pela sua dica fica perfeito, mas a arte um lixo, pra resolver meu problma, comprei um papel diferente, só não sei dizer se vai borra, é o mesmo papel que se usa em capas de filmes em dvd.
    Poderia me ajudar com essas dicas, o que posso fazer para continuar as folhas em A4.
    Desde já agradeço.

  58. Zamorim disse:

    Eduardo, o problema é que o papel sulfite comum é muito sensível à água. O ideal é usar um papel mais grosso ou impermeável, senão a tinta diluída vai manchar o escudo mesmo.

    Eu normalmente levo meus escudos para “revelar” em cinefoto, como expliquei no item 3. Ultimamente fiz alguns impressos em papel fotográfico para jato de tinta e também ficam bons, porque o papel é mais espesso e mais impermeável que o sulfite.

  59. Paulo Antunes disse:

    Estou montando alguns times usando essas “tampas” de acrílico! Quando eu fazia meus times de tampas de acetato na década de 70/80, depois de preparado o botão, era necessário que se fizesse um furo no meio da tampa, para evitar o efeito do vácuo, evitando que este prendesse na mesa. Hoje eu vejo que os botões de acrílico maciço, apresentam pequenos cortes na base de atrito do (as chamadas “chuteirinhas”), para fazer esse mesmo efeito.
    A pergunta é: É preciso fazer um furo ou pequenas aberturas na base dessas tampas????
    Aguardo retorno!
    Obrigado, Paulo Antunes.

  60. Paulo Antunes disse:

    Já ia esquecendo.
    Na área de atrito (base), deve-se dar polimento e passar grafite , ou outro produto para melhorar o deslize das tampas, como se faz com os botões de acrílico?
    Obrigado, Paulo Antunes.

  61. Paulo Antunes disse:

    Estou fazendo as perguntas em prestações!
    Essa fita dupla face, somente é vendida em rolos, ou existe em folha, tipo tamanho A4 por exemplo.
    Fiz algumas experiências com fitas de 12mm e 18mm e as emendas entre as fitas aparecem no resultado final do botão.
    Paulo Antunes.

  62. Zamorim disse:

    Paulo, vamos por partes:

    1. Quanto aos furos e às chuteirinhas, são necessários somente em mesas lisas e enceradas, como as usadas na regra baiana. Nas mesas de aglomerado, principalmente as que não são enceradas, como usadas nas modalidades 12 toques, dadinho e pastilha, são completamente desnecessárias, já que as mesas são ásperas, o que não permite a formação do “vácuo”.

    Essas são as mesas nas quais tenho experiência.

    2. Quanto ao polimento, não uso nada nas minhas vidrilhas, jogando mas mesas ásperas, mencionadas acima. O deslize é excelente. O que faço em algumas delas, que melhora um pouco a precisão, é lixar de leve com uma lixa d’água bem fina (1200) e depois polir com uma dessas espuminhas de polir unha. Você encontra dessas espuminhas e lojas de produtos de beleza. Só isso.

    3. A única fita dupla face que recomento é a acrílica da Adelbras. Mas tem que ser a de 5cm de largura, por permitir a montagem sem emendas. Percebi agora que o link do texto está quebrado. Estou corrigindo.

    O que posso dizer é isso. No mais é experimentar novas técnicas e divulgar aqui nos comentários para os outros ;-)

  63. Paulo Antunes disse:

    Obrigado Zamorim pela pronta resposta!
    Elas vão ajudar bastante na montagem das tampas.
    Quanto ao problema do vácuo, minha preocupação é que as mesas que usamos são bem antigas e estão bastante lisas e aí possam produzir o efeito de prender as tampas.
    Outro problema é que tentei fazer as artes de modo a mesma ir até a borda do botão, o que provoca o descolamento da mesma em vários pontos, criando pontos abertos, o que representa defeitos no resultado final.
    Vou tentar usar a cola branca nas bordas para ver se isso reduz ou acaba com o problema.
    Essa fita dupla face acrílica da Adelbrás é facil de se achar. Aqui em São Sebastião somente achei fita na largura de 18mm.
    Seria bom se existisse em folha, né!
    Saudações, Paulo Antunes.

  64. Zamorim disse:

    Então, Paulo, corto meus escudos com no máximo 37mm de diâmetro, por conta dessa dificuldade de colar. O uso de papéis mais duros (com maior gramatura) facilita o trabalho para escudos até este tamanho.

    A fita você encontra fácil na internet. Uma opção é a Kalunga: http://www.kalunga.com.br/prod/fita-adesiva-dupla-face-polip48×30-c-adesivo-acrilico-adelbras/301678?menuID=30

  65. Tarcizio disse:

    Caros, encontrei a fita dupla-face adesiva transparente da Adelbrás 48mm X 30m, à venda na Kalunga:
    http://www.kalunga.com.br/prod/fita-adesiva-dupla-face-polip48×30-c-adesivo-acrilico-adelbras/301678
    Para quem for de Brasília, há uma Kalunga perto do Conjunto Nacional. Abraços

  66. Tarcizio disse:

    Sabendo que há vários colecionadores aqui, pergunto: Como costumam acondicionar seus times de vidrilha? Caixas? Cartelas? Alguma idéia? Abs

  67. Zamorim disse:

    Tarcízio, os meus estão naquelas “caixas organizadoras” de plástico. Fica legal, mas não estou 100% satisfeito, aguardando opções melhores.

    Uma boa turma usa potinhos de exame de urina. O Léo, da BFA, tem a coleção dele toda guardada assim. Fica bacana, mas ocupa um bom espaço.

    Tarcízio, tá fazendo times em vidrilha também? Vou encomendar um bocado nessa semana, boa parte destinada a alguns times que você tem publicado no Arte em 3 toques ;-)

  68. Paulo Antunes disse:

    Esqueci de falar que as minhas lentes são de 55mm, por isso vou ter mais dificuldades com a fita dupla face.
    Fui em outras papelarias aqui em São Sebastião e não achei dessa da Adelbrás de 50mm. Outra coisa é que estou tentando fazer a arte chegar até na base (o efeito é bem melhor, mas dá um “trabalhão” (um deles é que as bordas da arte estão descolando da lente!
    Vou tentar colar as bordas com a cola branca, ou diminuir um pouco a arte (paciência)!
    Mas tem que tentar, experimentar,!
    É isso aí.
    Paulo Antunes.

  69. Paulo Antunes disse:

    Estou tentando convencer o pessoal de Ubatuba a fazer um campeonato de experiência com essas lentes de 55mm. Acho que essas lentes são mais encorpadas e por isso no campo ganham um destaque maior e poderia até ser competitiva contra o acrílico.
    Pretendo montar uns 15 a 20 times, mas está dando um trabalho!!!!!!!
    Depois de quase quarenta anos voltar a preparar botões não é fácil, embora os programas gráficos (ainda não existiam nessa época), o material das tampas, facilitam bem, mas aí a idade já impõe certas limitações.
    Pelo menos a terapia é garantida!
    Um abraço, Paulo Antunes.

  70. Paulo Antunes disse:

    Zamorim, obrigado pela dica da fita dupla face!
    Já fiz o pedido na Kalunga e estou aguardando a entrega da fita.
    Paulo Antunes.

  71. Fabiano disse:

    Ola Zamorim.
    Pergunta:
    Tem como fazer a impressão espelhado em papel do tamanho da vidrilha, preenchendo-a ela totalmente, sem ter que usar tinta acrilica? Será que existe uma técnica especifica para este tipo de colagem? Não consegui acessar os detalhes da comunidade futebol de botão do Pedro Luiz. Obrigado por compartilhar conosco este ótimo tutorial.

  72. Zamorim disse:

    Fabiano, sei que tem quem faz assim, até já tentei, apenas uma vez, mas não deu certo. Também gostaria de aprender.

  73. Paulo Antunes disse:

    Fabiano, tentei também fazer as artes até o limite das tampas, mas as bordas descolam com facilidades e aí olhando o botão com o trabalho finalizado pode-se ver pontos com bolhas e aspectos de áreas “molhadas”, depreciando bastante o visual das vidrilhas. O que vou tentar fazer será fazer as artes com um diâmetro que fique 1mm antes da borda da tampa, passando um esmalte transparente parte desse 1mm e um parte do espaço da arte, evitando assim o deslocamento das mesmas. Mesmo assim a parte que ficar fora da arte tem que ser pintada, não tem jeito, mas pelo menos a arte abrange grande parte da tampa fazendo a curva e dando um efeito muito bom no trabalho final.
    Espero que você tenha entendido o método e que este sirva para ajudá-lo a melhorar a confecção de suas vidrilhas.
    Paulo Antunes.

  74. Fabiano disse:

    Valeu pela dicas. Qual o tamanho máximo de escudo para vidrilhas de 55mm?

  75. Paulo Antunes disse:

    Fabiano, fiz as artes com no máximo 52mm, que ao ser colada na tampa deixam apenas 1mm sem ser coberta. Aí esse 1mm você tem que usar a tinta acrílica para dar o acabamento final. Interessante é que mesmo que você use uma tampa de caneta para eliminar as bolhas de ar, comece a colar do meio para fora da tampa, parece que sempre ficam pequenas falhas (não sei se é a cola da fita! De qualquer maneira somente os olhos de um perfeccionista consegue enxergar esses detalhes (e acaba sofrendo com isso,RSRSRSRS).
    Um abraço, Paulo Antunes.

  76. Paulo Antunes disse:

    Fabiano, esqueci de avisar, que antes de pintar a borda com tinta acrílica, eu passo esmalte transparente sobre a beirada da arte e a borda da tampa (isso pode evitar que a beirada da arte se descole e permita a entrada da tinta acrílica e borrar o desenho. deixo secar bem o esmalte e então pinto com a tinta acrílica.
    Paulo Antunes.

  77. Zamorim disse:

    Fabiano, para a montagem tradicional (não até as bordas), uso escudos com 37mm para as vidrilhas de 45mm do Sérgio (Séries Históricas). Mas tudo depende do modelo da vidrilhas. As do Parruda, por exemplo, acho que são mais curvas e os escudos precisam ser um pouco menores.

    As de 55mm já encomendei, mas ainda não chegaram. Se forem proporcionais às de 45mm, calculo que os escudos devam ter 45mm de diâmetro.

    Fabiano, quando às marcas de cola, cito no item 6 do tutorial a “técnica” que utilizo de raspar com as unhas. A colagem fica perfeita, sem marcas, mesmo para um perfeccionista como eu ;-)

  78. Silvio disse:

    Palpite para quem, como eu, tem dificuldade para fazer os recortes redondos: estou fazendo artes no Corel Draw em octógonos. Assim, dá prá cortar com estilete ou tesoura tanto os escudos só impressos quanto montados na fita adesiva dupla face. Interessante no corte é que, quando colado na lente, não aparecem vincos ou bolhas. Nada mal, já que jogamos também com bola quadrada… Abraço e obrigado pelo serviço de utilidade pública!

  79. William Dudley disse:

    ola Zamorim,olha eu sou de fortaleza ceará,como faço pra comprar essas vidrinhas ainda transparentes,se poder me diser mais ou menos o preço pra onde moro,ou o imail do seu fornecedor agradeço desde já,ha sim fiz uma mesa graças ao seu tutorial,parabens pelo belo trabalho que vem fazendo em prol do futebol de mesa,abraços!

  80. Paulo Antunes disse:

    Zamorim, não consigo montar os times de vidrilhas sem que apareçam bolhas entre o adesivo e a lente, principalmente nas cores mais escuras, como o preto, o azul marinho. Por mais que passe a unha ou até a ponta de uma caneta essas bolhas não desaparecem. Desconfiei que fosse a fita dupla face , pois quando se olha a fita, antes de usá-la no botão, contra a luz, se percebem várias falhas, que eu acho que indicam que a cola não é uniforme. Tentei usar a cola Pritt diluída sobre a fita, mas não surtiu efeito (ao contrário ficou alguns pontos com manchas espelhadas). Liguei então para a Adelbrás e expus o problema. A representante pediu um tempo e dois dias depois me disse que havia feito uma vistoria no material fabricado e de fato existem essas falhas na cola, mas que a finalidade da fita não é para os botões. Quando comprei um time do Joga Bonito, percebi que não aparecem essas bolhas. Será que eu estou fazendo alguma coisa errada?
    Existe solução?

  81. Paulo Antunes disse:

    Zamorim, existe algum clube ou local que estão jogando com as vidrilhas, mas com bolinha de feltro? Aqui o pessoal só quer jogar com pastilha.

  82. luiz henrique nicolazzi disse:

    Realmente também percebo estas falhas na fita,não em forma de bolhas mas alguns segmentos da fita mostram-se como riscos qdo se adesiva no botão.Não vejo solução a não ser repetir o processo com o mesmo número da escalação em outra parte da fita.A minha dúvida é que nem sempre as cores das artes da impressão ficam as mesmas quando se quer uma completa transição entre a tinta usada em baixo . Alguém tem uma idéia de como resolver ou é na base de tentativa e erro tendo cores em tons distintos (o que é dificil)até coincidirem as duas cores? Lógico que isso não acontece quando se quer cores diferentes.

  83. Paulo Antunes disse:

    É Luiz Henrique, o problema com as cores da impressão é terrível. Como o preço de cada impressão colorida em papel fotográfico é cara aqui em São Sebastião (cerca de R$4,00 a folha), qualquer erro já faz traz um prejuízo enorme, pois encarece o produto final. As vezes você faz um time com um tom de azul mais claro e na hora da impressão sai escuro. Já testamos (na copiadora fazer primeiro uma conversão para PDF, mas não surtiu efeito), depois tentamos o arquivo direto em CDR e também não saiu bom. Parece que a impressão direta do JPG é a melhor. Porém só o fato de mudar de computador já altera as cores. É mais tentativa, erro e acerto. Quanto ás bolhas, é o meu maior problema. Normalmente as artes com a predominância da cor branca elas diminuem, e aparecem mais nas cores mais escuras, principalmente o preto. Na última vez fiz um time branco e as “malditas” bolhas também apareceram, fazer o que?
    Ainda acho que o problema é a fita dupla face. Quando você olha a fita dupla face contra a luz, percebe-se regiões bem brilhantes (acho que esses pontos brilhantes são a falta da cola. Mesmo reclamando com a própria fábrica não resolveu nada, pois a representante disse que a fita cumpre a sua função (que lógico, não é colar adesivo em botão). O negócio é tentar!!!
    Se tiver alguma idéia ou dica, por favor publique nesta seção.
    A propósito, você sabe de algum clube ou grupo que joga as vidrilhas com bolinha de feltro?
    Obrigado, Paulo Antunes.

  84. luiz henrique nicolazzi disse:

    BFA ,entre no site,jogam só com vidrilhas e bolinha de feltro,não são federados,achei um barato,eu jogo em duas federações,paranaense e catarinense,mas agora meu maior hobby é montar times da brianezi antigos em vidrilhas,meu filho faz as artes e eu monto e pinto.Estão ficando bem legais,qqr hora publico.abraço paulo

  85. Paulo Antunes disse:

    Obrigado Luiz Henrique!

  86. Carlos disse:

    Eu comprei adesivo transparente, imprimi os escudos espelhados mas quando fui pintar, a tinta do escudo derreteu toda e se misturou com a tinta acrílica… o que fiz de errado? Tentei misturar a tinta com água de várias formas… em todas ficou ruim… até com a tinta sem diluir ficou muito ruim… dissolveu a tinda do escudo toda… eu imprimi a transparência em jato de tinta…

  87. Carlos disse:

    Quanto às bolhas, resolví bem fácil… espetei elas com uma agulha e apertei… todas sumiram na boa…

  88. Leandro disse:

    Marcus boa noite.
    Imprimi em papel fotográfico e fiz todo o processo, porem após pintar (e depois de bem seca) noto que se eu passar o dedo na tinta e cutucar, ela se solta, me parece que ela não adere bem ao papel fotografico pois ele é bem liso. Isto é normal ou estou fazendo algo de errado?
    obrigado

  89. João disse:

    Boa Tarde,Zamorim!
    Imprimi a arte em papel couche gramatura 90 brilhante.Quando vou pintar o botão,percebo que a tinta invade um pouco as bordas da arte.Isso acontece pelo papel ser inferior à gramatura 150 ou por que devo esperar muito tempo´para pintar o botão após colar os escudos?
    Grato

  90. Lorenzo disse:

    Qual é o programa ou ferramenta… que usa para fazer os timinhos de botão para imprimir

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker