Praticando chutes ao gol

7 de julho de 2008

O chute ao gol é o principal fundamento do futebol de mesa, seja na modalidade que for. Se lhe disserem o contrário, não acredite. Por mais que o passe ou a armação da jogada sejam muito importantes, como no caso da 3 toques e do disco, se o chute ao gol não é eficiente, não tem jeito. Se a modalidade praticada resulta em poucas oportunidades de chute ao gol, quando ela acontece é preciso aproveitar. Se a modalidade resulta em fartas chances de chute, é preciso ser mais eficiente que o adversário nos chutes, para não ficar atrás no placar. Não tem pra onde fugir.

Tendo em vista isso, como ainda me considero um “novato” na modalidade Dadinho, já que jogo nas regras oficiais há pouco mais de 1 ano e apenas há 1 mês passei a ter condições de jogar semanalmente, utilizei os treinamentos de chutes ao gol como meu principal treinamento (muitas vezes o único) como preparação para os torneios do Bola. E o resultado foi excelente. Apesar de ainda não ser um grande goleador, a diferença que eu senti ao adotar este treinamento foi enorme e resultou em uma 2ª colocação no 2º Torneio Dadinho de 2008, derrotando ninguém menos que o (então) bicho-papão Bruno Romar na semi-final. Tudo bem que depois tomei 5 na final, mas aí já estava sob os efeitos das comemorações ;-)

Bem, no CT da Toca dos Leões, a base do Manto Sagrado e das equipes que compõe o grupo, utilizo 2 barreiras para treinamento de chutes por cobertura. Optei por treinar apenas chutes por cobertura, porque se você for firme neste fundamento, poderá chutar com eficiência de qualquer ângulo e com qualquer posicionamento de goleiro.

A primeira barreira, tem a altura do goleiro oficial, no caso 35mm, e cobre toda a extensão do gol. É utilizada para treinar a cobertura sem a preocupação com o direcionamento da bola (dadinho). A idéia é que calibrando a pressão certa da palheta para que a bola entre por cima, a direção passa a ser uma questão secundária, de certa forma.

A segunda barreira, tem apenas 2 retângulos abertos nos 2 cantos superiores, equivalentes aos espaços deixados pelo goleiro nas laterais e acima, caso esteja colocado no centro do gol. Serve para um treinamento mais avançado, que exige tanto a cobertura quanto a “colocada”. Se você tem eficiência no chute com essa barreira, meu amigo, não haverá goleiro que o pare, pelo menos se ele estiver nas dimensões regulamentares ;-)

O treinamento consiste em escolher um local do campo para o chute e um posicionamento do jogador em relação à bola. Depois realizar algumas centenas de chutes, sempre da mesma posição. Normalmente coloco 30 dadinhos na mesa e repito os chutes até que todos eles estejam dentro do gol. Então, mudo de posição. É interessante realizar pelo menos 2 seqüências de chutes a cada seção de treinos. Uma da posição “ideal” da qual você vai tentar chutar durante os jogos e outra de posições e ângulos que você sente dificuldades.

Insista neste tipo de treinamento e vai sentir rapidamente o efeito no seu aproveitamento de chutes durante os jogos.

20 comentários para “Praticando chutes ao gol”

  1. Julio disse:

    Você acha legal treinar com uma mesa de treinos, somente metade da mesa. É minha única possibilidade. Obrigado!

  2. Marcelo disse:

    Fala Marcus, blz. Suas dicas de treinamento de chutes a gol foram essenciais para minha evolução no esporte, já que estou começando a acertar a pontaria, haja visto o meu 2º lugar no 2º torneio de 2009, e os bons desempenhos nas nossas 5ªs do Bola, e ainda vem muito mais por aí. Parabens pela contribuição para melhoria e competitividade no DADINHO 9X3. Valeu!!!!!

  3. murilo disse:

    Olá Marcus, tudo bem? Meu nome é Murilo sou muuito novato nos jogos de botões oficiais e gostaria de te pedir uma dica caso não fosse incomodá-lo.
    Comprei 2 times de botões oficiais (bem parecido com os que vc possui) mas estou tendo muitas dificultades para no chute a gol fazer a bola subir. (estou usando pastilhas de plástico). Pelo formato dobotão (meio abrupto) toda a bola chutada a pastilha vai rasteira e o goleiro defende, não consigo chuta alto em cima. O que pode estar acontecendo? vc pode me ajudar dando alguma dica?

    um abraço

    murilo

  4. Zamorim disse:

    Oi Murilo

    Provavelmente os seus botões têm a bainha muito reta, com pouca inclinação, o que dificulta a pastilha subir. Jogo com dadinho, mas já brinquei com pastilha e meus botões com bainha 15º conseguem fazer a pastilha subir, principalmente se chutar cortado.

    Experimente os chutes cortados, quando a direção entre botão e pastilha está inclinada em relação ao gol. Se mesmo assim a pastilha não subir, experimente botões com bainha mais inclinada.

  5. joão victor disse:

    como é o jeito que a pesoa bate na bola que fais ela subir e como faz para ela ir rasteira

  6. Zamorim disse:

    João, isso varia muito com o tipo de botão e de bola. Com dadinho, por exemplo, que é como eu jogo, basta você bater com um pouco mais de força, que ele sobe. Isso normalmente é regra para todos os tipos de botão e bola.

    Para conseguir força, uma maneira é inclinar mais a palheta na hora do chute. Bater na bola de lado, com o botão correndo diagonalmente à direção que a bola deverá tomar, também ajuda que ela suba.

  7. igor disse:

    esse treinamento funciona com bolinhas de disco???
    abraço…

  8. Alexandre Dantas disse:

    Olá amigo tudo bem, gostaria de saber a respeito da mesa, como você faz para deixar a mesa com faixas com duas tonalidades diferentes? Compra duas bisnagas xadres com duas tonalidades diferentes diferentes?

  9. igor disse:

    esse treinamento funciona com bolinhas de disco???

  10. Geraldo disse:

    No botão pode colocar a outra mão para ajudar na pontaria como botar o dedo do lado da bolinha(dadinho)
    para auxiliar na mira?

  11. Zamorim disse:

    Igor, sim, esse treinamento funciona para qualquer tipo de bolinha.

  12. Zamorim disse:

    Geraldo, desculpe a demora da resposta. O site parou de me enviar as notificações dos comentários e eu não percebi.

    Em nenhuma das regras oficiais que eu conheço é permitido colocar o dedo para escorar o botão para o chute. Você até pode posicionar a mão de qualquer maneira na preparação, mas sem deslocar nenhum botão e na hora do chute o botão tem que correr livre, sem tocar na mão.

  13. Zamorim disse:

    Alexandre, as faixas são feitas com a mesma tinta. Quanto mais demãos, mais escura fica a faixa. Assim, aplico duas demãos em toda a mesa e depois mais duas apenas onde quero que fiquem as faixas escuras.

    A pintura e a construção da mesa estão explicadas em http://botao.zamorim.com/?p=34

  14. leandro disse:

    Zamorim, a um mês li este post. E comecei fazer exatamente o que você sugeriu. Estou praticando estes chutes 2 horas por dia. Estou tendo uma evolução grande, obrigado.

  15. Zamorim disse:

    Massa, Leandro!
    Esse é o espírito ;-)

  16. igor gomes coutinho disse:

    blz zamorim depois q comecei a fazer esse treinamento minha tecnica melhorou muito.e deu resultado o primeiro campeonato oficial q participei fui o campeão.aonde eu moro(Tauá-ce)o futebol de botão não é tão conhecido mais sempre te a galera q joga.

    valeu pela dica.

  17. juan disse:

    oi meu nome e juan e sou amador tenho 14 anos e comecei faz 6 meses quando ganhei meu primeiro time de botao oficial
    comecei a seguir suas dicas e estou evoluindo muito
    valeu
    e por favor nao pare de mandar dicas

  18. Zamorim disse:

    Massa, Juan!
    Pena que eu mesmo não consiga mais praticar…

  19. Moacyr Brettas Júnior disse:

    Boa tarde, Eu sempre joguei futebol de mesa.
    Onde posso comprar campo de futebol de mesa(124×184)?
    Aguardo.

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker