Confecção de mesas

8 de julho de 2008

Estas são algumas imagens de mesas que eu fiz, juntamente com algumas do processo de montagem. Publiquei um tutorial (quase) quase completo para a construção de uma mesa aqui.

clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar clique para ampliar

39 comentários para “Confecção de mesas”

  1. gustavo leivas disse:

    Prezado Zamorini, sou do Rio e estou voltando após 25 anos à prática do botão.
    Gostei muito do site e das dicas, um estímulo a mais para a volta a esta prática que lembra a infância de muitos de nós.
    Tenho uma placa de mdf e gostaria de saber qual tinta poderia usar para personalizá-la sem alterar a superfície lisa do mdf.
    Um abraço,
    Gustavo

  2. Marcus disse:

    Valeu, Gustavo!

    Quanto ao MDF, já tive uma mesa sem pintura, só com as linhas traçadas. Quando pintei com o mesmo processo que usei para o aglomerado, não ficou bom. A superfície ficou irregular. Não sei se o processo não é o ideal para o MDF ou se já estava suja, engordurada.

    De qualquer modo, vou pegar o texto que tenho sobre a pintura e posto aqui por esses dias…

  3. [...] Mais imagens do processo » [...]

  4. gustavo leivas disse:

    Muito obrigado pessoal, vou aplicar no meu mdf e depois digo como ficou.

  5. Adilson Flores disse:

    Boa tarde Zamorim, gostei muito das dicas.
    Mas posso aplicar a mesma tecnica em compensado naval?

  6. Zamorim disse:

    Adilson, realmente não sei o efeito que faria em uma mesa de compensado. Esse processo alcança como resultado uma mesa áspera, como utilizada nas modalidades 12 toques, dadinho, pastilha e pernambucana. Normalmente o compensado é utilizado na modalidade brasileira (baiana), que usa mesas bem lisas e enceradas/

  7. Petrônio disse:

    Bom, eu estou redescobrindo a paixão pelo futebol de botão, jah meu filho e meus sobrinhos, estão começando a gostar desse jogo maravilhoso.
    Quero agradecer as valiosas dicas que você tem divulgado, e que continue com esse trabalho super bacana.
    Ah sim, jah ia me esquecendo, eu tb sou do DF moro em taguatinga, e queria saber onde vc jogam, treinam etc.
    Obrigado e um abraço.

  8. Marco Aurélio disse:

    Zamorim, estou voltando aos tempos de criança. Gostaria que você me mandasse uma tabela de preços de times e mesas. Gostaria de saber também se posso encomendar times a minha escolha.

  9. Jorge disse:

    Olá Zamorim. Gostei muito deste tutorial e pretendo fazer uma mesa para mim, mas gostaria de saber se fica bom fazendo com as faixas brancas em vez de pretas como você fez. Gostaria de saber se já tentou usar canetas brancas e como ficou?

  10. Zamorim disse:

    Jorge, até hoje só encontrei uma caneta de tinta branca e não gostei. A tinta é muito grossa, a ponta estraga rapidinho e o traço não é muito bom.

    Me sugeriram usar a caneta prateada, mas nunca experimentei.

  11. mauricio dantas disse:

    tambem tou voltando a praticar esse esporte prazeroso -ja fui campeao nos anos 80 com aquele botao de baquelite ou estrela – a regra era de um toque e os atacantes ficavam no campo do adversario – o goleiro era movel (adorava fazer aquelas defesas!!)bem, estou voltando a jogar com meu guri de 10anos e que quero saber se esses botoes de polipropileno que se vendem nas lojas sao bons para nos q estamos iniciando – se vale apena comprar – nao quero gastar muito agora mas futuramente pretendo entrar no ramo eu meu filho, por ora queremos reaprender as regras e treinar bastante em casa- esses times das lojas prestam para essse recomeço???

  12. Zamorim disse:

    Maurício, não sei exatamente o que são os botões de polipropileno. Se prestam ou não, depende de como você vai jogar, com que espírito e do tipo de bola.

    Muita gente joga e curte jogar apenas com botões de R$1,99, daqueles de plástico mais vagabundo.

    Dos botões baratos, eu estou gostando muito das vidrilhas. Dá uma olhada no meu tutorial sobre elas, que têm também as dicas de onde comprar o material. São ótimas para jogar (não oficial) e, se fizer em casa, o time sai super barato, com uma qualidade excelente: http://botao.zamorim.com/?p=107

  13. mauricio dantas disse:

    pergunta: qual tinta devo usar para pintar um campo de compensado?

  14. Zamorim disse:

    Maurício, provavelmente a mesma mistura funcione, mas não posso afirmar.

  15. Rafael Borges disse:

    Olá Zamorim… Muito bom esse seu tutorial sobre a mesa. Gostaria de saber se você vende essas mesas que vc faz? Ou se vc oferece um curso, pois sou totalmente leigo em marcenaria, mas muito disposto em aprender. Qual quer informação que vc puder passar ficarei muito grato.

    PS: Sou de bsb tbm, e joguei muito botão na minha infancia. Estou querendo recomeçar a jogar.
    Abraço.

  16. Zamorim disse:

    Oi Rafael
    Não vendo as mesas, também não dou cursos. Mas não é complicado. Talvez você consiga ajuda de algum amigo com mais conhecimento do assunto.

    Quanto a voltar a jogar, porque não nos prucura no Bola Quadrada (http://bolaquadrada.com)? Jogamos todas as quintas à noite. Aparece lá.

    Abraço
    Marcus

  17. Carlos disse:

    Amigo, ja a algum tempo curto teu sistema de fazer as mesas, ja utilizei inclusive tuas dicas, mas tenho feito mesas ultimamente de mdf revestido de melamina, é um revestimento plastico, tem de varias cores, o botão corre bastante, acho que ficou ótima, só o custo que ainda não agrada, ja viu esse material e experimentou?

  18. Ramon disse:

    Zamorim
    Eu só estou jogando com os botões de vidrilha a 20 dias mais ou menos você^poderia me dar umas dicas ?

  19. Zamorim disse:

    Valeu, Carlos!
    Não conheço a melamina, não.
    Estou para experimentar é o vinil adesivo, que já está sendo usado por alguns.

  20. Zamorim disse:

    Ramon, não sei que dicas eu poderia te dar, a não ser jogar ;-)

  21. Bruno disse:

    Fala galera, meu amigo Zamorim parabens pela iniciativa, ja fiz tres mesas (2 compensado e 1 MDF) e vendi para alguns amigos, nao tirei fotos mas estou fazendo mais uma e vou tirar fotos e postar aqui, fiz as traves do gol com raio de bicicleta e ficou show, arrumei um pano que e idêntico a rede, peguei imagens de gramados europeus, fiz uma da casa do Chelsea o Old Trafford listradinho que ficou fera, dá duas vezes mais trabalho mas fica espetacular. Pra tirar onda imprimi uns logos de patrocinios da Champions League e colei nas laterais de aluminio deu outro visual.

    To pensando em fazer pra vender, se a galera quiser. Moro em Anápolis – GO pertinho de BSB.

    Meu contato é brfleuri@gmail.com,consigo fazer qualquer tipo de gramado de qualquer estádio.

  22. Fabiano Fahagi disse:

    Boa tarde, gostei muito do tutorial, só que gostaria de pedir para colocar mais informações sobre a colocação da cantoneira nas partes arredondadas …. entendi na lateral , mas não como se arredondar a cantoneira ???? Obrigado e Parabéns.

  23. Zamorim disse:

    Eita, Fabiano! Só agora percebi que falta uma instrução importante naquele texto ;-P

    Alterei o parágrafo que fala da cantoneira, incluindo o seguinte: (…) Depois é preciso marcar os trechos que ficarão curvos, nos cantos da mesa. Nesses trechos, você precisará serrar fora a parte que fica para baixo, de modo a sobrar somente a lateral. É isso que permitirá fazer sem mais esforço a curvatura da cantoneira. (…)

    Não sei se ficou claro. Qualquer coisa, tem uma imagem lá da cantoneira com essas partes já cortadas.

    Valeu pela indicação!

  24. Joao disse:

    Caro Zamorin, começei a jogar futebol de mesa aos 5 anos de idade, que foi o primeiro jogo que eu amei na vida, mas estou sem jogar desde 2006. Depois de ler este tutorial sobre a mesa (Alias, exelente tutorial, ja vou fazer a minha =D ), bateu aquela vontade incrivel de voltar a jogar, etc… bom ao assunto, gostaria de saber , aonde eu possa adquirir os botoes em branco, ou seja, sem os escudos dos times colados, pois gostaria de montar os propios times e etc… desde ja agradeço

  25. Zamorim disse:

    Massa, João!
    Boa sorte com a mesa.

    Quanto aos botões, se estiver querendo as vidrilhas, dá uma olhada nos tópicos http://botao.zamorim.com/?tag=vidrilhas, onde poderá encontrar indicações de fornecedores.

  26. Warlley disse:

    Prezado Zamorim

    Há muito não jogo futebol de mesa, mas após ver seu tutorial de como fazer uma mesa de jogo me reativou a vontade de jogar. agora quero por mão na massa e fazer a minha própria mesa. Gostaria que você detalhasse um pouco mais sobre a preparação da tinta e sua aplicação de forma a garantir um bom acabamento. Desde já agradeço a você

  27. Zamorim disse:

    Caro Warlley, dá uma olhada no tutorial sobre a construção da mesa, que tem tudo explicado lá: http://botao.zamorim.com/?p=34

  28. Rodrigo Almeida disse:

    Onde consigo escudinhos para botões com extensão em Corel Draw?

  29. Zamorim disse:

    Rodrigo, não achei ninguém que disponibilize os escudos no formato do Corel. Normalmente a turma gosta de preservar a autoria do trabalho.

  30. Hudson disse:

    to reformando minha mesa! queria saber se eu repintar a mesa que tem cerca de 15 anos ficara boa? e se vc ja usou o vinil? desde ja grande abraça

  31. Zamorim disse:

    Caro Hudson

    Não sei te dizer o resultado dessa reforma.

    Já fiz uma mesa com vinil, sim. Dá uma olhada no link abaixo. O outro é o tutorial para a construção da mesa tradicional, que pode ajudar na sua reforma.

    http://botao.zamorim.com/?p=387
    http://botao.zamorim.com/?p=34

  32. david disse:

    como eu posso emcomtra uma masa desa grande

  33. Paulão disse:

    Poxa cara ! Parabéns ! Vc me ajudou demais ! Vou fazer um campo pra jogar com meu filho e pretendo gastrar 1/8 do que se eu fosse comprar um campo oficial. Obrigado mesmo por ser uma pessoa afim de compartilhaar coisas legais. Saúde ,sucesso e paz !!!

  34. Marcel Kochem disse:

    Amigos… vou iniciar o processo de fabricação da minha mesa! só que tenho algumas dúvidas… eu vou fazer com MDF. Na hora da pintura, vi que é melhor usar a fita durex plástica ao invés de fita crepe… mas a fita plástica não vai deixar resíduo na chapa ??? e com isso estragar na hora que esta determinada parte for ser pintada…. a tintura é aquelas vendidas em vidrinhos q parece vidro de remédio ???

    Grato, Marcel.

  35. Hugo disse:

    Obrigado pela ajuda na construcao do meu campo de futebol de botao. Vou mandar uma foto de como ficou, porém, usei uma caneta branca para marca as áreas e achei que ficou muito bom . Valeu mesmo.

  36. Rafael moraes disse:

    Tem como me mandar as tuas sobras das camisas em corel, o meu é o X4!!
    Veleu!!!

  37. lucas disse:

    Ola,queria saber se para fazer a mesa nessesita somente da chapa de madeira aglomerada,e nao outras madeiras que temos em casa como por exemplo de guarda roupa,usando o mesmo proscesso do tutorial,obrigado

  38. fernando abrantes disse:

    Boa tarde.às dicasão muito boas,mas tenho uma dúvida! Consegui um pedaço de compensado na medida de 1,20cm x 1,00cm e será q daria para pintar?tem o logotipo da FEMSA.tracei às linhas laterais com lápis e depois passei uma caneta azul por cima.obrigado

  39. claudio disse:

    Qual tinta que você usou latex, oleo, etc? Estou precisando reformar a minha mesa e não sei qual tinta usar.

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker