Nova Zelândia, a 4ª melhor do mundo do Bola Quadrada

1 de junho de 2010

Depois de 6 meses, desde a aprovação do projeto, os uniformes oficiais de cada uma das 32 seleções pesquisados e reproduzidos em escudos com a maior fidelidade possível nos detalhes, 320 escudos recortados a mão e colados em 320 vidrilhas, todos esses 320 botões pintados um a um, 32 bloquinhos de MDF cortados e lixados (ou quase),  32 escudos de goleiros colados e um bocado mais de trabalho, finalmente foi realizada a 1ª Copa do Mundo de Futebol de Botão do Bola Quadrada. Um torneio que idealizei em 2008, bastante inspirado na organização e filosofia da BFA, que eu tenho como modelo de diversão no futebol de mesa.

As seleções na cerimônia de abertura
Todas as seleções na cerimônia de abertura da Copa

Deu trabalho, muito trabalho, mas o prazer de conceber, organizar e ver o torneio tomando forma é muito recompensador, quase mais do que jogar, que é sempre o objetivo final de qualquer botonista. O problema é sempre a dificuldade de deixar suas crias seguirem adiante ;-) Quando coloquei os times todos prontos na mesa, para as fotos oficiais, tive um desejo quase incontrolável de dar um calote na organização do evento e ficar com todos para a minha coleção particular :-)

Desde que terminei de montar os escudinhos, escolhi a minha preferida. Com seu uniforme nº2, simples, todo negro, a Nova Zelândia foi, desde o início, o meu objetivo caso conseguisse ser sorteado antes que alguém a escolhesse. Pra meu prazer, fui homenageado pelo resto da turma e pude escolher primeiro a seleção com a qual jogaria. Não tive dúvidas e escolhi essa aí da foto.

Seleção da Nova Zelândia

Outros escudinhos me deram muito mais trabalho e orgulho de ter feito, como é o caso dos escudos da Itália, da Dinamarca e do México, dentre tantos outros, com os detalhes da estampa, da gola e outras firulas que as fornecedoras estão inventando para dificultar a cópia e o trabalho dos criadores de escudos para botão.

Uniforme da Itália

Por falar em escudinhos, prometo que em breve estarão todos disponíveis aqui, em imagens de alta resolução e PDF, para quem quiser baixar e usar. Só não me exijam urgência, porque agora estou descansando um pouco, curtindo a ressaca da Copa.

Bem, o torneio foi muito bacana! Eu, pelo menos, fiquei totalmente satisfeito, tanto com o evento, quanto com o desempenho da desacreditada Nova Zelândia, que acabou terminando na quarta colocação, quando seu técnico tinha quase certeza de que nem passaria da primeira fase ou, no máximo, das oitavas de final. O jogo final, entre Holanda e Grécia (é, Grécia), dos amigos Fernando Gomes e Bruno Machado, respectivamente, foi sensacional, para encerrar o torneio com chave de ouro. A disputa foi vencida pela Holanda por 6×4 e deu ao Carrossel Holandês seu primeiro título mundial de futebol. Pelo menos em terras candangas. Bom demais :-)

6 comentários para “Nova Zelândia, a 4ª melhor do mundo do Bola Quadrada”

  1. Amigo Zamorim,
    Pelo que pude observar, a Copa do Mundo do Bola Quadrada foi sensacional. Tanto na organização, quanto nas mesas. Que beleza, as seleções em vidrilhas! Parabéns!

  2. Joao Henrique, USA disse:

    Marcus,

    Vi as fotos e li as reportagens sobre a Copa do Mundo de futebol de mesa e realmente foi tudo um sucesso. Parabens pela confeccao dos times e pela organizacao da copa. Gostaria de perguntar, como vc cortou os escudos? Na tesoura, ou vc tem algum cortador de circulos? Eu comprei um vazador manual mas nao esta cortando direito. Meu maior problema hoje aqui eh cortar o circulo para fazer os times.
    Abracos.
    Joao, USA

  3. renato disse:

    cara,no globoesporte teve uma reportagem sobreuma copa do mundo de botão,pensei que fosse a sua mas depois vi que num era.

  4. Zamorim disse:

    Valeu, Senhores!

    João, já respondi isso no tutorial sobre a montagem das vidrilhas:

    “…meu corte também não fica perfeito. Você precisa deixar uma sangria no escudo. Faço assim: imprimo a borda do escudo com uma linha grossa, na cor em que o botão vai ser pintado. Aí corto sobre essa linha grossa, sem grandes preocupações. Quando você pinta o botão, essa borda praticamente desaparece.”

    Dá uma olhada lá, que tem mais dicas: http://botao.zamorim.com/?p=107

  5. Erikson Pietrzack disse:

    zamorim qual o seu email para contato, gostaria de saber se voce nao tem times de vidrilhas para a venda.obrigado

  6. Zamorim disse:

    Erikson, não faço times de vidrilha para venda, apenas para uso pessoal. Mas você encontra dicas sobre como montar ou onde comprar no tutorial sobre vidrilhas: http://botao.zamorim.com/?p=107

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker