Construindo uma mesa

29 de julho de 2008

Material necessário

  • 1 garrafa de 2 litros (refrigerante, por exemplo);
  • 1 bisnaga de corante Xadrez;
  • cola branca para madeira;
  • 1 caneta de tinta permanente preta;
  • 1 rolo para pintura de espuma;
  • 1 cuba para pintura;
  • 1 rolo de fita crepe para pintura;
  • 1 chapa de madeira aglomerada de 15mm nas dimensões finais do campo;
  • 1 folha grande de EVA de 1mm;
  • 1 fita adesiva dupla face;
  • 1 cantoneira de alumínio de 1,5 x 3cm;
  • 40 parafusos de 1cm (para aglomerado);

Obs. 1: A cor do corante Xadrez é ao gosto do freguês. Normalmente usamos o verde, por razões óbvias, mas já fiz uma mesa vermelha, que agradou e já vi uma azul muito bonita!

Obs. 2: Uso caneta preta para a marcação, porque dá maior destaque com qualquer cor de tinta. Já procurei uma caneta branca, mas não encontrei nenhuma que prestasse. Me indicaram a Compactor Maxx Metalic, mas nunca testei.

Obs. 3: A fita crepe deve ser fita para pintura, que não gruda muito. Caso contrário você poderá retirar a tinta, ou até mesmo uma lasca do aglomerado ao retirá-la. Você acha nas lojas de tintas.

Obs. 4: A madeira ideal para as regras 3 toques, 12 toques, dadinho e pastilha é o aglomerado. Aqui em Brasília, uma chapa nova, com 1,83m x 2,70m custa em torno de R$85,00. Uma boa opção é comprar a “capa de aglomerado”. As capas são chapas que vem envolvendo as pilhas de chapas de MDF. Normalmente estão sujas de um lado e limpas do outro. É preciso escolher, na madeireira. Aqui em Brasília uma chapa sai por R$30,00. Como o aglomerado está ficando escasso no mercado, muita gente está usando o MDF. O inconveniente é que o MDF é bem mais caro e bem mais pesado que o aglomerado. Além disso, já testei esse processo de pintura com MDF e não ficou bom. Não sei se pelo processo em si ou se pelo fato de a chapa que usei já estar usada e, conseqüentemente, com gordura acumulada pelas diversas partidas de futebol de mesa já realizadas ;-)

Obs. 5: Faço as bordas do campo com cantoneira de alumínio, porque foi a maneira que encontrei. Podem ser feitas também com madeira com com a “fita” de alumínio, como usadas nas mesas oficiais. A cantoneira é a que dá mais trabalho, mas utilizei porque não tenho espaço ideal para manter a chapa perfeitamente nivelada para prender a fita de alumínio.

Preparando a tinta

Na garrafa de 2 litros, jogue 2 dedos de cola branca, depois despeje o conteúdo de uma bisnaga de corante Xadrez na cor desejada para o campo e complete com água. Misture bem!

Preparando a tábua

Corte a chapa de aglomerado nas dimensões finais do campo. As medidas padrão encontradas por aí são 183 x 122cm para as oficiais, 150 x 100cm para as médias e 120 x 80cm para as pequenas.

Para arredondar os cantos, use um disco com 16cm de diâmetro aproximadamente e trace os quartos de circunferência nas quintas da chapa. Faço um corte aproximado com serra tico-tico e depois faço o acabamento final com uma lixadeira de mão.

Limpe a superfície da tábua com um pano levemente umedecido. NUNCA lixe a tábua, nem antes, nem depois da pintura.

Pintando a mesa

Primeiramente trace todas as marcações do campo com um lápis. Isso é feito antes para evitar sujar ou arranhar a pintura depois de feita, além de permitir correções em caso de erro. Depois da pintura, as marcas ainda serão perfeitamente visíveis para se fazer o traçado definitivo. Fiz um gabarito em acrílico para mim, para fazer as marcações das áreas e dos círculos, mas também é possível marcar tudo com régua e esquadro. Os círculos você pode traçar com compasso que aceite adaptar a caneta ou arranjando um prato no diâmetro desejado. As medidas oficiais podem ser encontradas nas regras oficiais das diversas modalidades. Sugiro uma olhada na página de regras do site Futebol de Mesa News.

As medidas utilizadas para as modalidades 12 toques (paulista), dadinho e pastilha (são as mesmas) são as seguintes:

Largura da mesa 124cm
Comprimento da mesa 184cm
Grande área 30 x 60cm
Pequena área 11 x 30cm
Círculo central 16cm (raio)
Meia lua 16cm (raio com centro na marca penal)
Quarto de círculo de escanteio 3cm (raio)
Marca penal 20,5cm (distância ao gol)
Pista lateral 8cm
Pista de fundo 10cm

Depois de feitas as marcações, apague com borracha qualquer marca auxiliar que tenha sido feita para auxiliar no traçado.




Agora vamos à pintura. Despeje um pouco da tinta preparada na cuba para pintura e molhe o rolo. Esprema bem para tirar todo o excesso de tinta. Agora passe o rolo sobre a superfície da madeira. Minha sugestão é que passe o rolo sempre na mesma direção em que serão feitas as faixas do campo, se for o caso. Isso, porque é muito difícil que a pintura fique uniforme. Principalmente no início, é comum ficarem listras com cores em tonalidades diferentes. As faixas do campo ajudam a disfarçar as manchas. A pintura também pode ser feita com pistola, o que daria um acabamento mais perfeito, mas nunca tentei.

Aplique 2 demãos de tinta no campo inteiro. Depois de secar bem (é rápido, dependendo da umidade do ar), delimite com fita crepe as faixas que deverão ficar mais escuras e passe mais 2 demãos sobre elas. Isso é o suficiente para as faixas, não sendo necessária a preparação de tonalidades diferentes de tinta.

Não exagere na quantidade de tinta. Quanto menos demãos, melhor ficará o deslize da mesa.

Se quiser fazer as pistas externas ao campo (laterais e fundos) de cor diferente, antes de pintar, delimite estas áreas com fita crepe, e pinte primeiro essas pistas. Duas demãos são suficientes. Depois delimite ao contrário, o campo de jogo e proceda com a pintura como descrita acima. Eu, particularmente, gosto muito do visual com as pistas laterais em outra cor.

Depois que a tinta seca, a superfície fica áspera, como deve ser o campo para as modalidades 12 toques, dadinho e pastilha. Apesar do que podemos intuir no início, os botões deslizam muito bem assim. A mesa não deve ser lixada nem antes nem depois de pintada. O único tratamento a ser feito depois é limpar com jornal ou papel toalha secos. NADA DE CERA.

Agora proceda à marcação definitiva da mesa, com a caneta de tinta permanente, usando como guias as marcações feitas anteriormente a lápis.

Fixando a lateral


A parte mais chata da construção é a fixação das bordas de alumínio. Primeiramente é preciso preparar as cantoneiras. Calcule o comprimento necessário para uma tira que vá de trás de um gol até o outro. Você vai precisar de dois pedaços com esse tamanho. Depois é preciso marcar os trechos que ficarão curvos, nos cantos da mesa. Nesses trechos, você precisará serrar fora a parte que fica para baixo, de modo a sobrar somente a lateral. É isso que permitirá fazer sem mais esforço a curvatura da cantoneira. Em seguida deve-se fazer os furos para os parafusos, na parte da cantoneira com 1,5cm. A de 3cm será a lateral. Sugiro uma distância de 15cm entre cada furo.

Segue a tabela que utilizo:

Campo Comprimento Corte 1 Corte 2 Parafusos
183 x 122cm 298cm 52 a 66cm 232 a 246cm 40
150 x 100cm 243cm 41 a 55cm 188 a 202cm 30
120 x 80cm 193cm 31 a 45cm 148 a 162cm 22



Depois de fixada a lateral, forro por dentro com EVA, colado com fita dupla face. Aliás, a fita dupla face é pau pra toda obra ;-) Primeiro, cole uma tira de fita dupla face (quanto mais larga, menos trabalho) na folha de EVA. Depois, com uma régua de aço e um estilete bem afiado, corte tiras com aproximadamente 1cm de largura. Agora basta tirar a proteção da fita e colar as tiras na parte interna da lateral do campo. Ao colar, mantenha sempre a tira bem encostada na superfície do campo, porque se ficar afastada, o botão baterá no alumínio por baixo e sua proteção não terá serventia.

Limpeza e manutenção

Pronto, sua novíssima e profissional mesa está pronta para os clássicos. Antes de cada jogo, passe uma folha de papel toalha, jornal ou perfex, sempre secos e limpos. Nunca use cera, talco ou lixas no seu campo. Ele é bom assim, áspero. No início ainda soltará um pouco de pó da tinta, mas depois de alguns jogos estará no ponto.

Para quardar a mesa, o ideal é que seja encostada em uma parede plana, deitada sobre seu lado mais comprido, com toda a lateral encostada igualmente sobre a parede, para evitar enpenos. Sempre deixa a parte pintada virada para fora, para não forçar a lateral do campo. É aconselhável comprar uma capa de napa para protegê-lo da poeira.

Mais imagens do processo »

ATUALIZAÇÃO: Foram recebidas as primeiras fotos de uma mesa construída a partir deste tutorial.

192 comentários para “Construindo uma mesa”

  1. Bruno disse:

    Parabéns pela iniciativa, Marcus!! Assim o esporte se populariza e você possibilita o acesso de todas as classes a essa diversão “séria”. E garanto, por experiência própria, que suas mesas realmente são MUITO boas!!
    Abraço,
    Bruno.

  2. Marco Antonio disse:

    Depois dessa dica o Marcão vai se tornar o inimigo número um dos fabricantes de mesas…..kkkkkk.Fica aqui a sugestão para o tutorial de botões assim que for possível.
    Abraço.

  3. Zamorim disse:

    Que nada! Muito pouca gente se dispõe montar uma mesa dessas, comparado à quantidade de gente que compra uma pronta.

    O fato é que informação é pra ser disseminada ;-)

  4. Zamorim disse:

    Valeu, Bruno!
    Também gosto delas :-)

  5. [...] Estas são algumas imagens de mesas que eu fiz, juntamente com algumas do processo de montagem. Publiquei um tutorial (quase) quase completo para a construção de uma mesa aqui. [...]

  6. Fernanda Freire disse:

    Parabéns!!! Meu Sogro usou sua dica e está com a “mão na massa” em plena fabricação da mesa. Estamos muito felizes pq em breve faremos muitos campeonatos e reuniremos novamente a família. Obrigado

  7. Marcus disse:

    Massa, Fernanda!

    Tenho certeza de que a diversão vai ser grande, mas fique preparada para a febre que vai se abater sobre a família ;-)

    Bons jogos para vocês e peça ao seu sogro para mandar fotos das mesas.

  8. Antonio Luiz disse:

    Olá Marcus!
    Qual caneta de tinta permanente que usas-te nesta mesa da foto ?

  9. Zamorim disse:

    Antônio, eu uso um “Marcador Permanente TEC” preto, ponta média. Na prática você pode usar qualquer um. Sugiro uma ponta redonda média.

  10. Marcos Tadeu Soares disse:

    Muito boa a técnica!!
    Fiz uma mesa seguindo o passo-a-passo e ficou muito excelente!!
    Posso enviar as fotos a quem interessar!!!

  11. Zamorim disse:

    Massa, Marcos. Quero ver as fotos, sim. Por favor, manda pra botao@zamorim.com.

  12. [...] recebi as primeiras fotos de mesas confeccionadas a partir do meu passo a passo :-) O construtor é o Marcos [...]

  13. Joao Henrique disse:

    Marcos,

    Eu gostaria muito de ver as fotos da sua mesa. Eu moro nos Estados Unidos e pela dificuldade de conseguir uma mesa oficial aqui. Eu comprei ontem o aglomerado e vou comecar a construir minha propria mesa.

    Obrigado.

  14. Gilberto disse:

    Olá gostaria de saber para que serve a folha de EVA… e quanto que custou mais ou menos para construir esta mesa?? Moro em Porto Alegre e estou querendo fazer uma dessas.. fico no aguardo

  15. Sormani disse:

    Olá, Marcos!! Primeiramente, obrigado por nos dar a oportunidade de construirmos nosso próprio campo. é possível voce me mandar a medida do Corte na barra de aluminio(é vendida no tamanho de 6 metros)sem ter que fazer emenda. Estou construindo um campo com a medida de 1,84 x 1,24. FICO NO AGUARDO, DESDE JÁ AGRADEÇO. FELIZ ANO NOVO.

  16. Eduardo da Vinha disse:

    Marcos,era isso que eu estava procurando, tenho uma chapa de mdf de 124×85 + ou -,vou seguir esse passo a passo, será que vai dar certo ?

    Só quero ver a cara dos meus filhos de 17 e 8 anos quando ver o nosso ” Estadio Familiar Vinhateiro ” pronto,obrigado pela dica, assim que ficar pronto eu mando fotos do jogo de inauguração ok.

  17. Sergio disse:

    Construi uma mesa de futsal usando estas dicas, ficou excelente, muit6o obrigado !!

  18. TIAGO MASSON disse:

    ola zamorim quero tirar uma duvida eu quero pintar uma mesa de botao que eu ja tenho pois ela ja esta com cor e quero trocar a cor dela o que devo fazer tenho que lixa-la antes pra remover a tinta que esta por baixo ou nao. qual a tinta que eu usaria pra pintar?? bom pelo que eu vi o procedimento de pintura achei muito interessante e facil a minha mesa e menor ela e uma semi profissional com largura de 80,6 cm e de comprimento ela tem 1,20 mt. qual seria as outras dimensoes do campo? por favor me ajude pois a minha mesa ela esta meio apagada queria dar uma nova vida a ela com nova cor de preferencia. como que eu faço pra dar tom de duas cores uma forte e outra fraca no gramado? me de retorno quando possivel obrigado pelo espaço ja esta add nos meu sites favoritos

  19. TIAGO MASSON disse:

    outra duvida qual caneta vc utiliza seria aquela que escreve em dvd? pois se for eu tenho. fica legal eu pintar a mesa de azul inteira com marcaçoes de campo em preto e a area externa em verde.

  20. Zamorim disse:

    Caro Tiago a tinta e o processo de pintura, incluindo os dois tons das faixas estão todos descritos aí em cima.

    Quanto ao processo para reparar uma mesa gasta, não sei como você poderia fazer. Se ela tiver sido construída por processo semelhante, acho que você pode simplesmente pintar por cima. Para o resultado que consigo com a minha, não é recomendado lixar, porque ela precisa ficar áspera para o jogo.

    Quanto ás dimensões, as mais comuns são: 1,2 x 0,8, 1,5 x 1 e 1,8 x 1,2.

    Para as linhas, uso caneta de tinta permanente. Serve a de CD ou mesmo caneta hidrográfica comum.
    Boa sorte!

  21. Zamorim disse:

    Massa, Sérgio!
    Acho que já via as fotos da sua mesa, acho que no Orkut.

  22. Zamorim disse:

    Eduardo, se eles forem apaixonados por futebol, a chance de a mesa ser um sucesso é de praticamente 100% :-)

    Mande as fotos, claro!

  23. Zamorim disse:

    Somani, as medidas das minhas mesas, eu fiz na marra, medindo diretamente na mesa já cortada. Sugiro que você prepare a chapa e depois tire as medidas para a borda. Só uma coisa, se você não tiver muito espaço, sugiro cortar a cantoneira em 2 para a montagem, porque mais assim já é um pouco trabalhoso manipulá-la.

  24. Zamorim disse:

    Desculpem a demora das repostas. É a correria do dia-a-dia ;-)

  25. diogo disse:

    Gostei muito da sua dica de pintura. Apliquei em uma mesa de mdf e ficou muito bom. Gostaria de saber se com o tempo vai desgastando e se pode aplicar novamente a tinta para ficar bom novamente.

  26. Zamorim disse:

    Diogo, qualquer mesa tende a ficar mais lisa com o tempo. A minha ainda está ótima e já tem mais de 2 anos.

    Quanto à pintura por cima da antiga, imagino que não fique como uma nova, porque a aspereza tem a ver com a textura do aglomerado, que dificilmente vai ser recuperada. Mas é preciso testar pra ver…

  27. Vladimir Faria disse:

    Zamorim, colocarei a mão na massa e irei construir a minha e tão logo termine mando fotos. Parabéns pelo SITE e pela iniciativa de publicar o passo a passo para a construção da mesa.

  28. Alexandre disse:

    Meus parabéns!!! Vou tentar fazer uma também, afinal ficou linda demais. Daqui a pouco a Kloppfleisch vai falir.

  29. [...] primeiras que encontrei na internet ao voltar a jogar botão e começar a pesquisa para construir as minhas próprias mesas [...]

  30. Acabei de construir uma mesa em MDF e ficou perfeita, a única coisa que nào recomendo se for fazer em MDF é que a fita crepe não isola legal, usem fita adesiva plástica. Obrigado ao Zamorim pela diza fantástica. a mesa ficou linda e excelente para jogar!!! Valeu!!!

  31. Jorge disse:

    Zamorim, eu gostei muito deste tutorial e acho que vou confeccionar minha própria mesa, mas não consigo encontrar aglomerado. A única chapa que achei foi de MDP crú. Você acha que com o MDP crú também fica bom para fazer?

  32. Zamorim disse:

    Valeu, Jorge!
    Cara, me desculpa, mas eu não conheço o MDP. Tenta conseguir um pedaço pequeno e testa a pintura.

    Boa sorte :-)

  33. Andre Silva disse:

    Boa noite, estou tentando conseguir achar um aglomerado aqui em Porto Alegre RS,mas está dificil só encontro MDF. Acrilico demorei mas encontrei onde comprar, agora pretendo fazer uma mesa através de suas dicas. Bacana as informações que nos passa.
    Obrigado.

  34. Francisco Lopes disse:

    olá zamorim eu gostaria de saber se vc vende alguma mesa, feita por encomenda, nas dimensões 120X80 cm, pequena sem as laterais de aluminio e qual o preço?, um abraço.

  35. Zamorim disse:

    Francisco, eu até estava fazendo umas mesas por encomenda, mas agora estou morando em apartamento, então fica impossível pra mim.

  36. Vinicius Velten disse:

    Zamorim, eu pratico a regra baiana de 1 toque, liso. Tenho vontade de fazer uma mesa para botões liso. Vc poderia me ajudar na escolha de melhor madeira? Poderia ser um folha de compensado qualquer, desde que esteja bem lixada para ficar lisa? Grato.

  37. Zamorim disse:

    Oi Vinícius

    A única coisa que sei da mesa pra 1 toque liso é que eles usam compensado de madeira de lei. Talvez você consiga alguma ajuda na comunidade do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=869705

  38. Paulo Zerbinatti disse:

    Olá Zamorim.

    Sua idéia é ótima, depois de muitos anos voltamos a jogar futebol de mesa aqui em Mogi Mirim
    Somos garotos de 40 anos.

    um abraço!

    Paulo Zerbinatti

  39. Ronaldo Caldas disse:

    Comprei hoje uma folha de aglomerado para a fazer a minha mesa. Usarei as medidas da regra carioca apesar de estar jogando com a regra paulista ( mas isso é detalhe)como posso te mandar as fotos step by step da minha mesa?

  40. Cristiano Lautenschlaeger disse:

    e ai grande zamorim eu fiz a mesa….
    se vc quiser a foto pra ver como fiko o trampo abraço eu adorei o tuto
    abração
    mas as linhas lateral e tudo fiz tbm de tinta xadrez fiko mto massa
    abracaum..

  41. Betão disse:

    Primeiramente meus parabéns pelos seu trabalho.
    O Zamorim estou recomeçando a jogar botão,pois quando eu brincava era com aqueles botões da Guliver.
    Estou querendo fabricar minha própria mesa com as suas informações.
    Tenho algumas duvidas.
    1] pode ser chapa de compensado?
    2] vc deu um medida para cortar a chapa com 183 X 122, e depois vc pede para demarcar a chapa com a medida aficial com 184 X 124.
    3]Guanto que deixa de sobra entre a proteção de aluminio e a linha lateral e do fundo?
    Muito abrigado e + uma vez (parabéns)

  42. Alessandro disse:

    Zamorim, primiramente parabens pelo site e as dicas. Talvez vc possa me ajudar com a minha mesa.
    Comprei uma mesa pronta e agora depois de muito a superficie do campo esta esfarelando em um dos cantos, e ficou muito áspera para se jogar. Será que a mistura de cola com tinta pode salva-la? Abs.

  43. Zamorim disse:

    Betão, realmente as medidas oficiais ideais são 184×124, mas fiz aquela tabela usando 183×122 porque foram as primeiras medidas que consegui e acho que a largura da folha de aglomerado que consegui aqui era exatamente 183, mas esta medida está totalmente dentro da tolerância das regras oficiais.

    Quanto ao compensado, realmente não sei o efeito que vai dar. Essa técnica visa exclusivamente o aglomerado.

    A medida ideal para as laterais é de 8cm e linha de fundo 10cm.

  44. Zamorim disse:

    Alessandro, realmente só vendo como está pra ter uma idéia. Dificilmente você vai conseguir deixar uma chapa já desgastada como antes, mas pode ser que uma leve lixada (bem leve) e uma nova pintura possam prolongar mais um pouco a vida da mesa.

  45. Zamorim disse:

    Quem quiser enviar fotos das mesas, pode mandar para o e-mail botao@zamorim.com

  46. Felipe disse:

    Tenho uma mesa de aglomerado que já está um pouco “cansada”, e os botões não deslizam mais tão bem, tornando algumas jogadas difíceis. Posso passar cera na mesa? Se puder, qual a melhor forma de fazê-lo (tipo de cera, quantidade a aplicar, etc…)?
    Valeu e parabéns pelo ótimo site!
    Felipe – Rio de Janeiro

  47. Zamorim disse:

    Felipe, depende de como está o estado da superfície. Se estiver lisa demais, a cera pode ser uma boa saída. Já fiz isso numa mesa minha. Usei Poliflor, com aquele borrifador. Dei umas borrifadas sobre a mesa e espalhei com uma flanela. Foi aplicando até achar que estava no jeito. Mas sabendo sempre que a mesa terá propriedades um pouco diferentes, não ficando mais indicada para jogos oficiais nas modalidades 12 toques, pastilha e dadinho, por exemplo.

  48. Felipe disse:

    Posso abusar um pouco da sua boa vontade? Nos tempos em que eu usava mesas de compensado (de uma cor só, com pés de madeira dobráveis, outros tempos…), talco funcionava bem para melhorar o deslizamento. Também funciona para as de aglomerado? Pode ser uma solução mais prática que a cera…

    Mais uma vez obrigado e um abraço,
    Felipe

  49. Zamorim disse:

    Eu não gosto de talco, porque suja mão, suja roupa, suja botões. É uma opinião pessoal. Mas você pode experimentar. Vale tudo e o que manda é o gosto pessoal de cada um, se não for em competições oficiais.

  50. Felipe disse:

    Vi num site uma mesa feita com fórmica, e me pareceu uma idéia bem interessante. Fácil de limpar, deve deslizar bem… Você tem alguma experiência com esse material? Conhece alguém que fabrique mesas usando fórmica?

    Abraço,
    Felipe

  51. Betão disse:

    Vou tentar fazer, depois eu te falo oque deu.

  52. Felipe disse:

    ok, amigo. Aguardo o retorno. Valeu!

  53. Ewerton Pimentel disse:

    Em primeiro lugar queria parabenizar o Zamorim pelo excelente tutorial de como fabricar a mesa. Moro nos EUA e por aqui só mesmo fabricando pra conseguir uma mesa. Não há disponíveis em lojas. Eu e mais dois amigos seguimos a técnica passo a passo e a mesa ficou ótima. Os grandes clássicos já tem estádio próprio para acontecer.

    Abraço,
    Ewerton

  54. Andre Silva disse:

    Boa noite,gostaria de saber se o MDF da para fazer uma mesa neste teu processo.Se fica com a mesma qualidade das tuas.

    Abraço
    André Viamão/RS

  55. Zamorim disse:

    André, há algum tempo fiz uma mesa média em MDF, mas não ficou muito boa. Só que usei uma chapa já bastante usada, como campo de botão mesmo, que pode ter sido prejudicada por sujeira e gordura.

    As desvantagens que posso afirmar com relação ao MDF é que é bem mais pesado, mais caro e empena mais que o aglomerado. Por outro lado, hoje é muito mais fácil de encontrar.

    Alguns dos comentários acima falam sobre bons resultados com chapas de MDF, então acho que vale a pena você tentar.

  56. André Luis disse:

    Olá,

    Gostaria de saber se o Sr. tem conhecimento das dimensoes detalhadas da mesa de futsal.

    Obrigado.
    André Luis

  57. Andre Silva disse:

    Obrigado vou fazer com aglomerado mesmo, uma chapa aqui está a R$85,00.Assim que estiver pronta te mando fotos.

    Abraço

  58. Erikson Pietrzack disse:

    uma mesa feita de compensado laminado fica boa ou nao
    Briagadao pelo tutorial

  59. Zamorim disse:

    Erikson, com esse processo de pintura eu só conheço o resultado com as chapas de aglomerado (o melhor) e de MDF. Normalmente o compensado é usado para jogar na regra Brasileira, mesa encerada, mas não conheço o processo de fabricação.

  60. Paulo Barone disse:

    MDF e caneta branca
    Marcos, obrigado pelo tutorial. Contribuirei com minha experiencia em dois tópicos ainda não totalmente explorados e que venho de testar e aprovar.
    MDF: Não há muita gente que saiba como pintar MDF nas lojas de pintura (aqui da Suíça) de forma a manter a textura e poder ver através. O teu método funciona sobre MDF sem problemas, a textura fica intacta e o processo é muito fácil. Dicas, deixar em ambiente pare secar rápido e, importantíssimo, já citado no bolg. utilizar uma fita de pintura plástica (aqui se chama “de precisão”). No MDF, com fita crepe normal as cores “vazam”.
    CANETA BRANCA: Não sei se exite no Brasil, a marca é edding da série “DECO MARKER”. Existem com tamanhos de pontas diferentes: edding 4000, 4040, etc. É permanente, para qualquer superfície e fica bonitão. Se não existir no Brasil, dê-me um endereço físico que te mando um par daqui, para as próximas mesas que vc construir. Vou enviar fotos para o email que vc colocou por aí. Agora vou atacar a borda de alumínio. Abraço, Paulo

  61. Zamorim disse:

    Oi Paulo

    Quer dizer que a “tecnologia” brasileira para o futebol de botão já chegou na Suíça!? :-)
    Bacana!

    Valeu pela dica da caneta.
    Fiz uma pesquisa e encontrei aqui uma empresa que vende esta caneta Edding. Vou encomendar para experimentar: http://www.inglet.com/por/productos/f/rotulador-edding-4000-negro/734

    Vou atualizar o tutorial sobre o MDF e com a indicação da caneta.

    Boa sorte com a mesa e com os jogos (já tem adversários por aí?).

  62. Paulo Barone disse:

    Marcus, ainda não tenho adversários nem botões. Encomendei em São Paulo 5 seleções, tendo em vista a Copa do mundo, mas vão chegar só em, no mínimo, um mês. Como já fazem 10 anos que estou aqui, perdi o contato com os meus botões de moleque.

    Qzanto aos adversários estou contando com meus amigos brasileiros do trabalho, pois há uns 10. Porém como estou de férias ainda não incitei ninguém…

    Acabo te te enviar as fotos da mesa e marcações.

    Grande abraço e mais uma vez obrigado pela inspiração.

    Paulo

  63. João Bosco disse:

    Marcus;
    Acabei de fazer uma mesa seguindo suas orientações, e ficou bem legal! Fiz uma média de 1.50 x 1.00 em MDF pois aglomerado não consegui encontrar em Floripa. Como o MDF é mais caro e temos que comprar uma chapa inteira, comprei uma de 6mm, recontei em 3 peças de 1.50 x 1.00 e colei uma sobre a outra. Gastei R$50 na chapa. A cantoneira fiz com 5m de um perfil de alumínio para carpete com 3,5cm de altura que também é mais em conta. E a marcação fiz com um marcador/caneta branca da marca UNI POSCA encontrei em qualquer livraria e custa R$10. Vou enviar a fota dela. Valeu as dicas! Depois de uns 30 anos vou voltar a jogar botão , agora com meu filho de 6 anos!!!

  64. Zamorim disse:

    Massa, João Bosco!
    Manda a foto, sim, porque eu estou preparando uma galeria com as fotos das mesas construídas a partir deste tutorial. Manda também outras adaptações que fez durante a construção, porque serão úteis para todos.

  65. sensacional amigo ,que mesa maravilhosa o glomerado usado é o mesmo da mesa de ping pong.

  66. Daniel disse:

    Fala Zamorim: Blog sensacional… eu moro aqui nos EUA e to me preparando para construir minha primeira mesa. Pergunta sobre a tinta: sei que voce mencionous o Corante Xadrez mas como nao temos aqui nos EUA, voce sabe se posso usa anilina? Qual outro tipo de tinta podemos usa? Valeu, Daniel

  67. Zamorim disse:

    Massa, Daniel!
    Cara, acho que a anilina deve resolver, assim como qualquer corante a base de água. O negócio é experimentar em um pedaço pequeno de madeira.

  68. Andre Silva disse:

    Boa noite, poderia me informar o tamanho desta mesa que postasse em seu blog e largura das listras do campo. Abraço

  69. Zamorim disse:

    André, essa mesa é a oficial, de 1,80 x 1,20m.
    Se as listras das quais está falando, forem as linhas de marcação, têm uns 3mm de espessura. Se forem as faixas verdes, não me lembro da largura. Dividi o campo em faixas de igual largura. A quantidade e a largura são do gosto do freguês.

  70. sindoval disse:

    parabens,essa mesa ficou 10…é a melhor que já ví

  71. Riberto disse:

    olhaa,,sinceramente…parabéns.!muito boa a iniciativa.se tiver como me passar outras formas pra min via e-mail fico agradecido.!

  72. Zamorim disse:

    Bem, Riberto, essa é a forma que eu conheço.
    Outras estão por conta de vocês ;-)

  73. Ronaldo Santana de Almeida disse:

    qual é a tinta que vc usa para fazer a pintura da mesa? minha produção de botão está de vento e poupa

  74. Zamorim disse:

    Ronaldo, o preparo da tinta está explicado ai em cima, no texto do post.

  75. Felipe disse:

    Amigo,não entendi a parte sobre o uso do EVA.Seria no acabamento do verso da mesa?

    Obrigado

  76. Zamorim disse:

    Felipe, o EVA é colado por dentro da borda de alumínio, para amortecer o choque dos botões.

  77. Felipe disse:

    Ok Zamorim! Muito obrigado! E antes que eu esqueça, gostaria de te dar os parabéns por essa excelente iniciativa e pelos seus belos botões!

    Abraço.

  78. josé elson disse:

    Gostaria de dizer aqui que fabriquei a mesa com suas dicas, usando chapa de mdf, ficou perfeita, parabéns pelas dicas.
    Abraço

    José Elson

  79. Renato Ribeiro disse:

    Zamorim parabéns pelo tutorial, pois ele esta viabilizando um presente ao meu filho (e para mim também), já que comprar uma mesa pronta esta muito caro. Gostaria de fazer uma mesa na medida oficial, mais infelismente não tenho espaço para uma mesa desse tamanho já que moro em apartamento, então estou fazendo uma na medida de 1,50 x 1,00, Por acaso você teria as medidas de marcação para essa mesa? Obrigado! obs: Assim que estiver pronta envio uma foto, abraços.

  80. Zamorim disse:

    Valeu, Renato!

    Independente do preço da mesa pronta, jogar na mesa feita em casa não tem preço ;-)

    Quanto às medidas das marcações, basta dividir todas as medidas por 1,2, menos as medidas das margens externas do campo, que aconselho manter com 8cm nas laterais e 10cm no fundo.

    Esse campo de 1,5 x 1 é excelente para se ter dentro de casa. Muito mais prático que o oficial. Para botões de até 5cm de diâmetro é perfeito.

    Bons jogos pra você e seu filho!

  81. Kleyber disse:

    Parabens Zamorim por essas dicas, é muito bom poder jogar botão apos muito tempo! eu atualmente estou nos Eua, aqui não se ve botão e muito menos mesa, então estou tentando construir a minha mesa, tentei seguir os seus passos mais estou tendo uns probleminha, primeiro é o tipo de tinta, não faço ideia como seria o nome da tinta corante em ingles, quanto a água seria quente ou fria? e qual seria a função da cola? quanto a mesa eu achei uma tabua lisa, não sei como se chama ai no brasil mais ela é bem fininha, a tinta serve só p/ madeira ou pode ser utilizado em outras superficies?
    agardo respostas
    valeu!

  82. Zamorim disse:

    Kleyber, não sei como especificar a tinta para o inglês, mas o corante Xadrez é usado para tingir piso de cimento. Você pode procurar alguma coisa semelhante por aí.

    A água é fria, mesmo. A cola serve para fixar melhor a tinta. Se não for usada, a tinta solta como um pó.

    Essa mistura não serve para superfícies impermeáveis, porque é quase totalmente água. Deve ser aplicada sobre a chapa “crua”.

  83. Antônio Carlos disse:

    Boa noie Zamorim!
    Sou mais um destes malucos que está voltando a jogar
    botão nos “50″!

    Gostaria de saber quais as modificações necessárias, neste seu projeto, para construir uma mesa para a Regra Brasileira.

    Obrigado pela atenção e parabéns!

  84. Zamorim disse:

    Caro Antônio Carlos, infelizmente acho que você precisa de um projeto totalmente novo, já que as mesas da regra brasileira são bastante diferentes. O tratamento do compensado é bem diferente, elas não têm o alambrado, mas a rede ao redor. Enfim…

    A única coisa que sei é que o compensado deve ser lixado e encerado.

  85. Cesar Eduardo disse:

    Ola Zamorim, estive pesquisando esses dias todos como fazer uma mesa… tenho umas ideias legais… vou usar todo o seu explicativo aki do site para fazer a minha mesa…. e em breve enviarei noticias e fotos da minha mesa… faz mais ou menos uns 20 anos que parei de jogar botão, e nao vejo a hora de retomar com essa atividade… obrigado pelas dicas… em breve mandarei noticias e fotos a todos… e parabens pela iniciativa… de todos os sites que pesquisei em 4 dias, esse foi o melhor disparadamente, obrigado!

  86. Zamorim disse:

    Valeu Cesar!
    Boa sorte com a mesa e envie as fotos quando estiver pronta.

  87. Bruno disse:

    Fala galera, meu amigo Zamorim parabens pela iniciativa, ja fiz tres mesas (2 compensado e 1 MDF) e vendi para alguns amigos, nao tirei fotos mas estou fazendo mais uma e vou tirar fotos e postar aqui, fiz as traves do gol com raio de bicicleta e ficou show, arrumei um pano que e idêntico a rede, peguei imagens de gramados europeus, fiz uma da casa do Chelsea o Old Trafford listradinho que ficou fera, dá duas vezes mais trabalho mas fica espetacular. Pra tirar onda imprimi uns logos de patrocinios da Champions League e colei nas laterais de aluminio deu outro visual.

    To pensando em fazer pra vender, se a galera quiser. Moro em Anápolis – GO pertinho de BSB.

    Meu contato é brfleuri@gmail.com,consigo fazer qualquer tipo de gramado de qualquer estádio.

  88. joao guilherme disse:

    zamorim estou terminando de montar minha mesa fiz ela no tamanho 150×100mm ta ficando legal nao igual as suas mais to gostando dela a primeira é sempre a mais feinha mesmo, e tambem a chapa foii ganhada ta com algumas manchas se tiver como eu te enviar as fotos dos procedimentos agradeco e parabens pelo trabalho ia esquecendo e tambem fiz varios times de vidrilhas seguindo o seu tutorial ficou uma maravilha esse sim e de novo parabens pelo trabalho

  89. Andre Silva disse:

    Ola amigo Zamorim, estou sempre acompanhando as novidades em seu site.Estou para fabricar uma mesa mas estou com dúvidas sobre o modelo será que alguns amigos que te enviam fotos de mesas não poderiam me passar alguma.Pois fiz um prototipo de uma mesa e as listras não ficaram boas e ficou muito escuro o gramado.

    Abraços.

  90. Zamorim disse:

    André, você usou os mesmos materiais que listei aqui?
    Quantas demãos de tinta deu?

  91. Rafael Vargas disse:

    Estou montando uma aqui !!! De acordo com esse tutorial, VALE MUITO APENA!!!
    Está ficando show de bola, quando tiver pronta vou postar um link dela ok ???

    Preferi fazer sem as listras, não sei, achei um pouco com ar de campo gringo… Hehehe

    Valeu a força !!!

  92. Rafael Vargas disse:

    E parabens pelo teu tutorial, tá muito bom e mais uma vez, obrigado pela iniciativa !!!

    Ajudou muito !!!

    Agora vou lá pra baixo continuar a mesa! hehehe
    Abraços!!!!

  93. Lucas disse:

    Oi Zamorin, moro em San Diego e decidi voltar a jogar botao. Comprei uma chapa de aglomerado e ja desenhei o campo, estou usando um pedaco de aglomerado para fazer testes c a pintura, aqui nao tem corante xadrez mas entao estou usando um corante em po para tecidos, entao depois de colocar 2 dedos de cola branca numa garrafa estou colocando corante e agua, a impressao e que a tinta fica bem liquida, e quando pinto da mais a impressao de estar molhando a madeira do que pintando. Sera que esta relacionado com o tipo de corante ou devo colocar mais cola para engrossar a pintura??? acho que eu sou a unica pessoa tendo dificuldades, valeu e obrigado!

  94. Lucas disse:

    so para ajudar as pessoas que moram nos Estados Unidos o aglomerado c chama particle board, e corante chama-se dye! um abraco a todos

  95. Zamorim disse:

    Oi Lucas

    É esse mesmo o resultado da tinta. Na hora da pintura parece mais estar molhando do quê pintando. Isso permite manter as propriedades da chapa de aglomerado (que já é ótima para jogar crua) praticamente intactas.

    Por isso é preciso deixar o rolo sem excessos de água para não molhar demais a chapa.

    De qualquer modo, pode ser preciso ajustar a quantidade de corante na água, para conseguir o efeito final desejado.

    Boa sorte com o jogo aí!

  96. Lucas disse:

    Obrigado pela resposta rapida, ja que tu falou que ela ja e otima pra jogar crua eu poderia comecar a jogar(meus botoes chegam aqui quarta feira) enquanto nao acho a cor ideal, tem algum inconveniente nisso? to louco pra terminar e poder jogar mas to apanhando um pouco da tinta ainda hehehe amanha devo(aqui sao 6h mais cedo) comprar mais corante p tentar… valeu mais uma vez mestre Zamorin!!!

  97. Roque disse:

    Zamorin, Boa tarde!

    Aproveitei a mesa nas medidas oficiais que um amigo me deu e resolvi pintar por cima.
    Fiz a tinta exatamente como você mencionou. Porém, a mesa ficou bem aspera, formaran-se até algumas pequnas bolhas em alguns locais, não achei que o resultado foi bom. Você acha q isso pode ter acontecido devido a eu ter pintado por cima da pintura antiga?

    Abraços

  98. Zamorim disse:

    Então, Lucas, pode jogar nela crua, sem problemas.

  99. Zamorim disse:

    Roque, esse processo de pintura foi pensado para chapas novas. As pintadas eu não faço a menor idéia de como podem ficar, pois podem ter sido pintadas com tintas diferentes, podem estar engorduradas.

    De qualquer modo, a mesa fica áspera, mesmo, após a pintura e é assim que é pra ser.

    Quanto às bolhas, talvez você tenha deixado excesso de tinta, não?

  100. Roque disse:

    Obrigado pela resposta, não deixei excesso de tinta não, mas acredito que o fato da mesa já estar pintada pode ter feito essas bolhas. Enfim agradeço a ajuda.

    Abraços

  101. ADRIANO INOCÊNCIO disse:

    Ola Zamarim. Eu moro em Jaraguá do Sul – SC. Gostaria de parabenizar você por este excelente trabalho em publicar as dicas de como construir uma mesa oficial. Por aqui não existem mesas oficiais, então resolvi construir uma pra dar pro meu filho de presente no natal. Fiz também as traves com as redes, ficou tudo muito legal… Muito obrigado pelas dicas, pois sem elas esse sonho não seria possível… Tenha um feliz Natal e depois eu te mando as fotos da mesa… Valeu…

  102. Lucas disse:

    Oi Zamorim, e o Lucas de San Diego, obrigado pelas dicas da mesa, acabei de construir a minha e fiou muito legal, perfeita, acabou virando o presente que eu dei pra mim mesmo de Natal. C eu fosse comprar uma e mandar pra EUA ia sair uma fortuna, ate mais vou jogar mais um pouco, FELIZ NATAL!

  103. Zamorim disse:

    Valeu, pessoal!
    Bons jogos pra todos e ótimas festas de final de ano!

  104. Lucas Jorden disse:

    Eu queria comprar uma mesa dessa, quem quizer fazer estou disposto a pagar… preço a combinar… tenho algumas recomendações a fazer… meu msn esta ai: lucas.jorden15@hotmail.com

  105. Wagner Biagioni Libardi disse:

    Zamorim, uma duvida quanto a pintura do campo.

    Tendo em base seu tutoria da confexão do campo, percebi que a pintura é totalmente a base de água utilizando pouca cola branca. Minha pergunta é a seguinte:

    O Aglomerado (ou mdf) não estufa ao entrar em contato com a pintura a base de água?

    Lhe pergunto isso pois sei como uma gota de agua pode fazer com que uma chapa de aglomerado comece a esfarelar facilmente.

    Pode ser feito sem perigo? Eu estava pensando em utilizar spray em lata pintando de uma longa distancia.

  106. Wagner Biagioni Libardi disse:

    Zamorim, mais uma duvida:

    Quanto as linhas de demarcação da defesa e dos pontas nas saidas de bola. Essas linhas são feitas com o desenho das proprias listras do campo? (verde claro e verde escuro?)

  107. Wagner Biagioni Libardi disse:

    Quanto a tinta feita com corante de tecidos que o lucas fez, será que não seria uma boa pedida no lugar do corante xadrez? pois o corante xadrez fica soltando tinta após secar, o corante de tecido acho que não solta tinta.

    Minha duvida é:

    -usar Corante xadrez;
    -usar Corante de tecidos;
    -usar tinta spray em lata.

    Qual será a melhor pedida?

  108. Andre Silva disse:

    Boa noite, Zamorim estou vendo que colegas estão com dúvidas sobre pintura da mesa.Eu utlizei na pintura da minha “anilina para madeira” é vendida em casas de artesanato em diversas cores é dissolvida alcool de limpeza. Na proporção que preferir e não solta pó.

  109. Andre Silva disse:

    Caro zamorim se me permitir gostaria de deixar meu email para receber fotos fde mesas confeccionadas artesanalmente pelos colegas,meu email é andresst@r7.com.br

  110. Wagner disse:

    André.

    Tentei entrar em contato com voce via email, mas o email retornou. gostaria de receber fotos de sua mesa. Obrigado

    Wagner
    wagner.libardi@hotmail.com

  111. Wagner Biagioni Libardi disse:

    Gostaria de saber se existe, alguem ja ouviu falar ou jogou em mesas de tecido. Na minha infância houvi falar muito que existiam mesas de tecido. tipo um feutro porém mais baixo. mais claramente, como se fosse tecido de mesa de sinuca. Ouvi falar que a bola rolava mais uniformemente, os botões deslisavam muito bem (sempre encerados) e dava um aspecto invejavel de gramado.

    Alguem conhece ou ta experimentou essa experiencia?

    PS: Apesar de fugir da regra oficial 12 toque que jogo, achei muito interessande. A regra diz que o campo tem que ser em madeira aglomerada, porém não fala sobre revestimento.

  112. Miro disse:

    Olá zamorin, sou de Porto Alegre, vou tentar fazer a mesa, um abraço e obrigado por ajudar.

  113. Marcelo disse:

    Alguém tem algumas fotos de todos os passos ai ?
    Alguém que fez poderia me mandar ?

    bernardi12@hotmail.com

    valeu, abraço

  114. ricke disse:

    aff é dificil fazer..meu meio de campo terminou ficando 3 cm mais pra um lado que para o outro..nao tem como sair perfeito as medidas

  115. Cezar Fernando de Oliveira Neto disse:

    Gostaria de comprar uma mesa oficial

  116. Zamorim disse:

    Então, Wagner e todos, o André deu uma alternativa à pintura. De minha parte, a única que posso “recomendar” é a com corante Xadrez, porque é a única que já tentei.

    Desculpem a demora da resposta. O site parou de me enviar as notificações dos comentários e eu não percebi.

  117. Zamorim disse:

    Ricke, com o uso atento da régua para as medidas, a marcação fica precisa, com certeza. Basta um pouquinho de atenção e prática.

  118. Zamorim disse:

    Cezar, eu não faço mesas para venda, mas você encontra fácil em sites especializados.

  119. sergio disse:

    quero fazer uma de 2,20 x 1,70 essa bisnaga xadrez é aquela em pó que se usa em piso ou aquelas bisnagas de pigmento?e depois da pintura,pode passar uma lixa de leve? fiz uma mesa antes gastei uma grana e não deu certo pintei com tinta de auto,com prime massa plastica etc,ficou linda,mas não funcionou.os botões em minutos começavam a segurar…

  120. Zamorim disse:

    Sérgio, a bisnaga Xadrez vem com corante líquido. A lixa não deve ser usada neste tipo de mesa. Ele deve ficar áspera, mesmo, que é como terá o melhor deslize.

    Repare que isso vale exatamente para a receita acima. A mudança de qualquer dos materiais, pode gerar resultados diferentes.

  121. Leonardo disse:

    Parabéns. Belo trabalho.

  122. Eduardo Lemos disse:

    Olá Zamorim, vc teria as dimensões das mesas dos tamanhos 1,20×0,80 – 1,50×1,00.

    Grato

  123. Zamorim disse:

    Não entendi, Eduardo, quais dimensões?

  124. Eduardo Lemos disse:

    Zamorim, me desculpe se não expliquei direito, as dimensões que digo são as linhas, por exemplo:

    Largura da mesa 80cm
    Comprimento da mesa 120cm
    Grande área 00 x 00cm
    Pequena área 00 x 00cm
    Círculo central 00cm (raio)
    Meia lua 00cm (raio com centro na marca penal)
    Quarto de círculo de escanteio 0cm (raio)
    Marca penal 00,0cm (distância ao gol)
    Pista lateral 0cm
    Pista de fundo 00cm

    No aguardo.

  125. Zamorim disse:

    Eduardo, como não são medidas oficiais, não há medidas “certas”. Normalmente eu faço a proporção da mesa oficial. Para uma mesa de 1,5m, basta dividir todas as medidas por 1,2. Para uma mesa de 1,2m, divida por 1,5.

  126. Eduardo Lemos disse:

    Obrigado Zamorim, valeu a dica…como faço pra lhe enviar as fotos de uma mesa que fiz com suas dicas….

  127. alan disse:

    Olá zamorim? Fiz uma mesa com as proporções que vc me passou e instruções de pintura.
    Porem só tive acesso aqui em belém a dois tipos de material: o MDF e o compensado folheado. Comprei um MDF
    pintei como vc mostreou no Tutor porem os botões não deslizam muito bem> Será que tenho que dar uma boa polida neles com um poliflor e aparador de pontas siliconado em vista qe tenho colocado cera automotiva mas o resultado é fraco e de pouquissima duração> aguardo respostas. Obrigado!!!!

  128. Zamorim disse:

    Então, Alan, a preparação dos botões é assim mesmo, antes de cada jogo. No texto sobre a preparação de times (http://botao.zamorim.com/?p=8) tem algumas dicas (apenas algumas da inúmeras possibilidades).

    O acrílico e o tipo de botão podem fazer diferença, assim como o seu modo de jogar e o gosto pessoal.

    O negócio é experimentar.

  129. Como vai Zamorim, tudo bem? Estou postando aqui pra te agradecer pelo tutorial. Fiz duas mesas ao mesmo tempo usando suas dicas. Só alguns detalhes é que mudei: utilizei o MDF ao invés do aglomerado. Comprei uma chapa com tamanho de 1,84m x 2,75m. Paguei R$ 110,00 pela chapa, que me rendeu 2 mesas. Segui também a dica de um colega que postou aqui também, que foi utilizar a fita plástica ao invés de fita crepe. Também gostaria de dar uma dica relacionada ao pincel (marcador) branco para fazer as marcações. Testei um produto que comprei pela internet (marcador industrial) mas não funcionou, aí minha esposa me deu a sugestão de utilizar um marcador para tecidos. Fui em uma loja de produtos para artesanato e comprei um marcador branco para tecidos da marca “compactor”. O nome desse marcador é T-Shirt Marker, e custou R$ 9,50. Comprei o de 4mm porque a ponta é mais fina na extremidade, com isso as linhas ficam com aproximadamente 2mm de espessura. Ficou perfeita a marcação. Fica aí a dica.
    Outra coisa que fiz também foi utilizar filetes de MDF para fazer a borda da mesa, ao invés de utilizar a cantoneira. Depois pintei com tinta Látex PVA para madeira (preto fosco) e passei verniz fosco também. Depois coloquei uma faixa de E.V.A. preta. Ficou muito bonito.
    Vou tirar fotos das duas mesas pra lhe enviar. Posso?
    Agradeço mais uma vez pelo tutorial. Se não fosse ele, acho que nunca mais voltaria a jogar botão.
    Grande abraço.

  130. Zamorim disse:

    Massa, Marco! Valeu pelo retorno!
    Excelente a dica sobre o marcador de tecido!

    Se um dia construir uma nova mesa (já tenho 4), certamente experimentarei a dica do marcador e também já havia decidido não mais usar as cantoneiras de alumínio, que dão um trabalho fenomenal ;-)

  131. alex disse:

    Estou fazendo uma mesa em casa e depois de quase pronto que encontrei este tutorial. Primeiro passei selador no MDF, depois lixei o selador com a lixa mais fina que encontrei e já ficou liso, mas não o suficiente. Depois pintei de verde e faltam as linhas. Mas para ficar bem lisa estou pensando em pintar com verniz depois das linhas prontas. Alguém fez desta forma?

  132. Grande Alex, pelo que estou percebendo, você está querendo que sua mesa fique bem lisa. Se você for jogar a regra de 12 toques, ela teria que ficar um pouco mais áspera (com a textura da madeira mesmo), igual o Marcus Zamorim fala um pouco mais acima.
    Eu fiz duas, usando o esquema acima. Ficaram ótimas pra jogar, além de muito bonitas também.
    Grande abraço.

  133. Alexandre Oliveira disse:

    Zamorim
    Excelente tutorial. Já comprei o MDF básico, a dica é que as revendas já cortam na medida se você solicitar. Vou começar neste final de semana a montar e passo as fotos.

  134. matheus disse:

    cara to fazendo a minha ta ficando massa

  135. bruno ribeiro disse:

    Zamorim muito obrigado por esse tutorial… minha mesa ficou linda… estou terminando, fiz de mdf,ele ficou muito boa, agora falta alguns retoques… se quiser lhe mando fotos dela, joguei botão na minha infância, e a paixão por eles retornou… to muito satisfeito.

  136. Alexandre Oliveira disse:

    Segue a especificação da caneta.

    Sanford uni-paint marker

  137. Gustavo disse:

    para pintar a mesa,pode ser tinta guache misturado com cola?Por favor responda logo

  138. Zamorim disse:

    Gustavo, nunca usei guache, só corante Xadrez.
    Não sei te responder.

  139. Alexandre Oliveira disse:

    Gustavo e Zamorim
    A minha mesa foi feita com uma mistura de guache 80% cola branca 10% e água 10%.
    As fotos já estão postadas.
    Ficou muito bom o resultado final.

  140. Edu disse:

    caraca vei esmigalho fico tri fera muito bom vlw por me ajudar

  141. Rubens Junior disse:

    Gustavo e Zamorim,

    Só fiquei com dúvida em relação as marcações do campo, com 0,0015. Não entendi direito esta medida. Vocês podem me explicar melhor?
    Obrigado

  142. Zamorim disse:

    Rubens, eu é que não estou entendendo ;-)
    Que medida é essa? Não encontrei em nenhum lugar do meu texto…

  143. Machado disse:

    Já existe a algum tempo no mercado MDF de 6mm, 9mm,12mm e 15mm na cor verde tipo louza ou gramado verde. Tambem existe uma fita de borda na mesma cor para acabamento dos topos ou bordas. O interessante é que esta chapa aceita pintura, e tem textura ideal para a pratica do futebol.
    Parabens pelas dicas, nos brasileiros precisamos aprender a por a mão na massa, afinal somos um povo criativo e inteligentes. O mais gostoso é poder dizer;
    FUI EU QUE FIZ……..

  144. Paulo Amorim disse:

    Fiz a minha mesa com MDF e UTILIZEI TINTA DE MADEIRA SOLÚVEL A BASE DE ÁGUA ½ (Branco Fosco), com corante xadrez verde e amarelo, seguindo a dica deste site passei poucas demãos.

    O resultado foi uma mesa mais lisa e vistosa.

  145. Paulo Amorim disse:

    Observei agora os outros comentários e percebi que foi o único a fazer o teste com este tipo de material, bem fica a dica para todos, resultado foi muito bom, desde já agradece a Zamorim pelas dicas.

    Abçs.

  146. Yuri Marinho disse:

    Quero reformar o meu, como faço pra ”limpar” a superficie já pintada?

  147. Wagner disse:

    Pessoal.

    Recentemente tive a idéia de montar uma mesa para vidrilhas (tampa de relógio). Precisava de uma mesa bem linsa, que pudesse ser encerada com poliflor ou outro tipo de cera. Ai me veio a idéia:

    Eu possuo 2 mesas em casa. Uma começou a esfarelar devido a idade e por ser feita de aglomerado nos anos 90. A outra construi recentemente seguindo o tutorial e ficou otima.

    Minha ideia era utiliar um materia chamado form pet. É uma especie de formica feita de plastico. Eu iria colar sob a superficie da minha mesa antiga danificada. Porém ao botar em pratica, vi que minha mesa estava muito comprometida, pois a cola soltava por a mesa estar esfarelando muito. Antes de colar eu passei massa para madeira nos pontos onde estava esfarelando, lixei para ficar nivelado, porém mesmo assim a massa soltou. Resultado. Mesa condenada.

    Pensei em outra solução. Recortar o form pet nos tamanhos da minha outra mesa que fiz, e quando quiser apenas colocar em cima da mesa. Como o form pet não enpena, pode deixar guardado enrolado que não pega o formato. assim posso jogar as 2 modalidades ma mesma mesa.

    Ele colado sob uma superficie fica bem melhor. Eucatex ou Duratex também é otimo para fazer isso, porém não existe na cor verde. Apenas na cor cru de madeira ou branco.

    A marcação do campo de jogo pode ser feita com o marcador permanente branco vendido na kalunga

    Segue abaixo os produtos

    Form pet
    http://www.leomadeiras.com.br/Produto/54985/Laminado-PET-3-00×1-25-TX-Verde-Bandeira

    Marcador
    http://www.kalunga.com.br/prod/pincel-marcador-permanente-pen-touch-branco-sakura/617507?menuID=37

    O que vocês acham?

  148. José Augusto disse:

    Caro Zamorim, fiz a mesa seguindo o tutorial, ficou muito bacana e gostaria de enviar as fotos pra vc, para qual e-mail te envio ? Tem algumas no blog, mas no final de semana vou colocar as fotos dela acabada.
    Obrigado pelo tutorial.
    Aguardo retorno.
    Abraços
    Augusto.

  149. Andre Silva disse:

    Ola solicito as colegas que fizerma suas mesas favor me enviar fotos das mesmas, desculpe usar seu blog para pedir isto.

    andresst@r7.com

    Viamão/RS

  150. Fernando Valente disse:

    Zamorim,

    Muito boa a iniciativa, vou começar este fim de semana a montar uma mesa a partir das suas informações. Muito boa sua iniciativa, você indica algum lugar legal para se comprar botões, sou iniciante e não gostaria de despender muito com isso no inicio, tenho visto jogos no valor de R$ 100,00 mas ja achei por R$ 55,00 , só não sei diferenciar o que é bom e o que é ruim.

    abraços

  151. Waldsney disse:

    Ola, poxa o que muitas vezes não entendo é a real medida do campo mesmo, supondo que eu queria fazer um campo no qual a distancia das linhas de fundo seja de aproximadamente 1,80m e de linha lateral de 1,09 ou 1,11 ficaria com espaço de 10cm nas pistas laterais e de fundo, você acha que daria certo? E além da tinta para o compensado que outro material devo aplicar na mesas para estar apta pra jogar. Obrigado.

  152. Olá Zamorim,

    Aqui do Deserto do Atacama estamos muito felizes. Graças às suas orientaoes eu e meu filho Davi estamos construindo mesas e implantando o esporte no Norte do Chile. Acreditamos que o FUTMESA pode ajudar o desenvolvimento da criança e também a aproximaçao de pais e filhos. Que Deus te abençoe e que você continue sendo uma bençao para nós que vivemos fora de nosso Brasil.

    Pr. Aléksei Faria
    desde Chile

  153. paulo vitor disse:

    zamorim fis minha mesa mas nao deu em nada so fui enchendo de tinta sobre tinta e so dava erro e o que façço agora com lixar

  154. Diogo disse:

    Boa tarde, tenho encontrado dificuldade em conseguir a chapa de aglomerado. Existe alguma outra que possa substituir?

  155. Thiago disse:

    Gente, desculpe pela pergunta ignorante, mas o uso da cola de madeira, não faz o botão ficar prendendo futuramente não?

  156. Thiago disse:

    E outra. Tenho aquela pistola pulverizadora. Essa mistura dá pra usar nessa pistola ? será que fica mais uniforme?

  157. Alexandre disse:

    Po rapaz, segui o Tutorial passo a passo (apenas as beradas, modifiquei, e fiz de madeira… no inicio quando começeei a pintar, achei que não daria certo, mais no fim, me surpreendi comigo mesmo… ficou o bixo… parabéns pela postagem, e muito obrigado…

  158. Carlos disse:

    Thiago, a cola seca e faz uma espécie de resina na mesa… na verdade ela dá uma textura que facilita o botão a deslisar…

    Diogo, acho que MDF dá pra usar também…

    Wagner, obrigado pela dica da caneta… fiz minha primeira mesa e ela ficou muito show… em breve dou um jeito de postar fotos…

  159. Luccas disse:

    Fiz uma e ficou muito boa.
    Na primeira passada de tinta parece que não vai rolar… depois que seca fica muito bom.
    Fiz com MDF e ficou muito bom.
    O Único problema é a fita para pintura. Não segura/veda direito e tem que cuidar pra nao borrar.

  160. Marcello Dezz disse:

    Marcus,
    Mais umas dúvidas…
    Você falou de MDF, caso não encontremos AGLOMERADO, aqui no RJ, não estou encontrando.
    Para que serve a folha grande de EVA de 1mm e a fita dupla face, na confeção desta mesa?
    Estou com receio de ter entendido errado, pois não usaria para nada….rs.
    Conhece alguma caneta BRANCA, grossa, para fazer as marcações, para ficar mais perto do real?
    Que tipo de MDF, peço, pois liguei para uma madeireira aqui no Rio e me fizeram tantas perguntas que fui obrigado a desligar para maiores informações….rs
    Soube de um tipo de mdf, anti mofo que já é verde… não precisaria nem pintar, certo?
    Vc informa 15mm, 9mm, acha q ficaria muito fina?
    Pensei também em comprar branca (na ligação descobri q existem várias cores…rs.) e passar a fita para pintar e deixar a marcação mais perto da realidade.

    Para pintar…
    Vou pegar a garrafa pet, misturar 2 dedos de cola branca, o corante verde xadrez (serve outra marca?), completar com água e misturar bem…. e mandar ver com o rolinho… rs
    Mas só vou pintar depois de passar uma pano limpo e úmido na mesa antes de pintar (claro) e fazer as marcações do campo de lápis….
    Q horas farei a marcação definitiva? Após a pintura junto com o lápis?
    Quanto tempo depois após esta pintura a mesa estará pronto para uso?
    Desculpe tantas perguntas….rs.
    Abraços,

  161. Luccas disse:

    Marcelo,

    eu usei MDF cru (15mm) e ficou muito bom.

    Como corante, comprei da Coral (R$ 2,50 a bisnaga).

    O EVA serve para proteger as bordas (laterais) de cantoneira, para não danificar o botão. A dupla face é pra colar o EVA

    Em 1 dia eu já usei a mesa.

    A marcação fica boa no dia seguinte. Não sei se conseguirás marcar só protegendo com fita. Na minha pintura a tinta penetrou um pouco na fita e borrou.

  162. Marcello Dezz disse:

    Luccas,
    Muito obrigado!
    Comprei MDF cru, de 15mm + 02 bisnagas de corante (verde e azul).
    Ainda não tive coragem de pintar, por receio de dar m#@$, em 24/10/2012, cheguei do trabalho e com a hora de verão me aventurei em uma partidinha.. e gostei muito do “atrito” entre mesa e botões… E em 27 de Outubro, vou pintar…
    Na parte de fora, irei pintar de azul.. se vazar, vou pintar o campo de verde, SEM o Verde claro/verde escuro… Se conseguir fazer NÃO borrar… Vou pintar verde claro e escuro…

    Deve ter notado minha insegurança… Então vamos ver se entendi…

    1- Numa garrafa de 2L, colocar 2 dedos de cola de madeira + a bisnaga de cor e completar com água… Sacudir/misturar bem…
    2- Limpar a mesa com pano levemente umidecido.
    3- Despejar na bandeja de pintura um pouco da tinta, molhar o rolinha, tirar o excesso e passar em único sentido na mesa, duas mãos em toda parte e mais duas mãos se optar por deixar parte e escura e parte clara….
    Alguma besteira ou dica?Rs

  163. Luccas disse:

    MArcelo, é isso ai.

    Eu só não usei garrafa de 2 litros pq é muita tinta.
    Usei uma garrafa de 1 litro (garrafa de álcool) e deixei os mesmos 2 dedos de tinta e o resto de água.
    Fica bom com as listras. Mesmo que borre as listras, fica bacana o trbalho. O problema de borrar é com a lateral de fora em amarelo.

  164. leonardo (léo) disse:

    zamorim gostei muito desse passo a passo da construção da messa, eu só gostaria de saber se essa técnica de pintura serve para o compensado de pinho.
    até porque a nossa regra aqui no sul é a brasileira e geralmente é com essa chapa que são usadas nas messas, desde já obrigado pelas dicas.

  165. leonardo (léo) disse:

    zamorim gostei muito desse passo a passo da construção da mesa, eu só gostaria de saber se essa técnica de pintura serve para o compensado de pinho.
    até porque a nossa regra aqui no sul é a brasileira e geralmente é com essa chapa que são usadas nas mesas, desde já obrigado pelas dicas.

  166. adalberto disse:

    o que devo usar para fazer a meia lua.termiei a mesa pintada e talz .só falta demarcar ela

  167. Ciro Nunes disse:

    Zamorim, segui seu tutorial e adorei o resultado. Obrigado pelos ensinamentos que me deixou muito contente e orgulhoso em ter meito meu próprio campo.
    Parabéns amigo!!!!

  168. adalberto disse:

    Tambem ja construir o meu estádio, Zamorim.Ficou dahora!!!! Acabei de colocar as cantoneiras em torno dele( aquelas de plastico que usamos pra esconder fios).parafusei elas ao redor do campo e usei cola pra fixar melhor.Bom, agora só falta as traves oficiais de metal. porque fui obrigado a comprar através da net e ainda não chegaram.mais ja deixei o espaço medido direitinho.

  169. adalberto disse:

    acabei de te enviar as fotos do campo, zamorim.Olha. foram tiradas com a minha webcam.porisso a imagem não ta tão boa.espero que tenhaconseguido ver. queroa nota de 1 a 10.rs

  170. Eduardo disse:

    Olá,
    Fiz exatamente como está no tutorial, uma pequena na cor verde, e outra no tamanho oficial com o corante preto, mas a mesa fica cinza. Ficou muito bom. Gostei muito.

    Estou finalizando a oficial, assim que possível encaminho as fotos…

  171. Hugo disse:

    Terminei meu campo e ficou muito bom, irei mandar uma foto do mesmo e falo que vale muito apena fazer, pois fica bom pra caramba, sem contar o prazer de estar você mesmo. Obrigado.

  172. ALEXANDRE disse:

    Quanto vou gastar aproximadamente para fabricar uma mesa?

  173. ALEXANDRE disse:

    VOU GASTAR QUANTO APROXIMADAMENTE PARA FABRICAR UMA MESA?

  174. denivaldo disse:

    boa noite irmão,queria tira algumas duvidas,vou começa a fazer um campo e queria saber pra que serviria a folha de eva,e a fita dupla face,e o rolinho pode ser de la também, ou só espuma?agradeço atençao e uma boa noite.

  175. Vicente disse:

    Adorei a dica de como montar meu estádio, acabei de fazer as marcações amanhã entro com a pintura no meu, show de bola o site, parabéns ao Zamorim Fc.

  176. RIcardo Moreira disse:

    Saudações amigos. Primeiramente, achei o tutorial fantástico. Estou querendo voltar a jogar futebol de botão e levar junto meu filho de 7 anos. Comecei a pesquisar e confesso que estou perdido com relação às medidas da mesa, os tipos de times e muitas outras coisas. Será que podem me ajudar?
    Obrigado

  177. Marcus Reis disse:

    Olá amigos,

    O tutorial e realmente de primeira qualidade, e como o Zamorim falou “…informação é pra ser disseminada…”
    Bom, em dois posts anteriores foi questionado a dimensão de uma mesa para jogar o Futsal. Infelizmente ninguém publicou, existe alguma dimensão oficial? Se alguém souber favor informar se possível.

    Abraço a todos e ótimas partidas.

  178. danilo braga calantone disse:

    é possivel confeccionar a mesa de compensado ou outro material e quais as tintas ideais para cada material.
    desde de já agradeço…

  179. Wander Gomes disse:

    Ola. Gostaria de tirar uma duvida. A chapa de aglomerado q vc diz é o chamado atualmente MDP?

  180. Eduardo disse:

    Segui o tutorial, e fiz 2 mesas no ano passado.

    Uma pequena, para meus sobrinhos, e uma grande.

    Ficou muito bom.. obrigado!!!

  181. Angel disse:

    Boa noite !
    Achei muito legal e interessante as suas dicas,você saberia informar quais as medidas da mesa de 120 cm.
    Obrigado.

  182. manoel santos filho disse:

    VALEU PELAS DICAS!EU ESTAVA JUSTAMENTE PROCURANDO UM SITE COMO O DE VOCÊS PRA CONFECCIONAR UMA MESA DESSAS E RELEMBRAR OS TEMPOS DE INFÂNCIA COM MEU IRMÃO!

  183. gostaria de comprar a mesa (algumas) para colégio
    você poderia fabricar para mim?, apenas a mesa sem os pés, se for possível agradeço e me informe preço.
    adorei sua idéia, mas infelizmente não tenho disponibilidade de tempo .

  184. Muito bom, segui o passo a passo, e deu certíssimo… a única diferença é que fiz as beiradas usando cantoneiras de madeira, já que não tinha material adequado para arrendondar as bordas… Valeu mesmo!

  185. Alex disse:

    Queria encomendar um time, como faço.

  186. Alex Amaro disse:

    Eu não entendi do uso da filha de EVA…pra qual
    finalidade eu vou usar o EVA

  187. Alex Amaro disse:

    Folha

  188. Fábio Manzini disse:

    Alex Amaro, o EVA vc coloca por dentro da cantoneira, para funcionar como alambrado do campo.. caso os botões batam, não corre o risco de trincar ou riscar, pelo impacto seco

  189. MESA MUITO BONITA,GOSTARIA DE SABER O PREÇO POIS ESTOU TENTANDO RETORNAR A ESTE ESPORTE MARAVILHOSO COM A MINHA FAMÍLIA E POR QUE NÃO COM A GALERA DO BEM, UM ABRAÇO FORTE, AGUARDANDO UM BREVE RETORNO.

  190. marcelo disse:

    Ola,fiz uma mesa de experiencia em um tamanho menor.Usei fita crepe mas tambem borrou.as marcações do campo usei corretivo liquido da marca kaz kz 637.ficou excelente….mas na hora de riscar use a regua do lado oposto um pouco acima da madeira para não borrar.O campo ficou muito bom com varias faixas em verde e amarelo puxando para o verde, e logico misturei verde e amarelo ate ficar um verde bem claro.valeu……..

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker