Gramado Sintético

28 de março de 2011

Depois de um longo, longo tempo sem atualizações este blog volta à ativa.

Há alguns meses eu recebi uma mensagem do Tadeu, falando de uma experiência que ele tinha feito, construindo uma mesa revestida com vinil adesivo (foto, outra foto). Depois de algumas trocas de e-mails, fiquei empolgado para experimentar, porque a mesa dele ficou muito bacana. Demorou, mas saiu.

Usei uma mesa antiga minha, pequena (1,2m), que foi a primeira mesa que construí usando a técnica que descrevo no tutorial. Estava meio tosca, o aglomerado não era muito bom, a marcação das linhas ficou ruim, então seria uma boa oportunidade para dar um upgrade no campinho ;-)

A cobertura com o vinil fica bastante lisa e não achei tão boa quanto o bom e velho aglomerado para jogar com botões de acrílico, principalmente com os lisos em baixo (sem cava). Alguns botões deslizam demais, ficando difícil de controlar. Mas para jogar com vidrilhas ficou sensacional.

Segue uma rápida descrição do processo para a construção:

1. A preparação do material é idêntica à do tutorial da mesa oficial, exceto com relação à tinta, que não será utilizada aqui.

2. Prepare um arquivo com a imagem do campo, do jeito que você quiser, já dimensionado no tamanho final no qual você quer a impressão. É interessante deixar uma margem sobrando para fora da madeira (1cm de cada lado), para fazer o acabamento. Eu não fiz isso e senti falta.

3. Leve a uma gráfica rápida (que tenha o serviço) e peça para imprimir em vinil adesivo. Aqui em Brasília, levei ao Super Digital, no 2º piso do Conjunto Nacional.

4. Compre também uma folha de vinil adesivo transparente jateado. Essa folha será colada em cima da impressão, tanto para protegê-la contra arranhões e desgaste pelo uso, quanto para deixar a superfície um pouco mais áspera (daí o “jateado”). Comprei em uma gráfica rápida no CIA e não me lembro de jeito nenhum do nome. Vai ser preciso fazer uma pesquisa.

5. Escolha a chapa que usará como base para o campo – que agora não precisa ser nem madeira, já que a superfície será a do vinil – e corte nas dimensões finais.

6. Cole o vinil com a impressão sobre a superfície, com cuidado para não deixar bolhas. Não me perguntem como, porque apanhei um bocado e não tenho uma técnica adequada para explicar isso. Se ficar com alguma bolha, elas podem ser eliminadas fazendo um pequeno furo com agulha no centro e pressionando com os dedos.

7. Depois de colada a impressão, aplique por cima o vinil adesivo transparente. Depois de eliminar as bolhas, algumas marcas ainda sobrarão, mas elas desaparecem com o tempo, acredite.

8. Recorte o excesso de adesivo das bordas, principalmente nos cantos arredondados do campo (se for o caso), deixando certa de 1cm, pelo menos, sobrando.

9. Dobre essas bordas sobre a lateral da chapa de madeira (ou outro material).

10. Prossiga com a colocação das laterais, como explicado no tutorial da mesa oficial.

11. Divirta-se com seu novo campo de gramado sintético ;-)

A maior dificuldade que tive foi na aplicação do vinil, mas isso se resolve com a prática, ou até pagando um profissional para a aplicação, principalmente no caso de mesas grandes, como as oficiais.

Alguns arquivos que podem ajudar:

Os arquivos estão no formado CDR, do Corel Draw 12. Ambos têm duas páginas, uma com as bordas de sobra para acabamento e outra no tamanho final do campo. No arquivo do campo oficial de futebol de mesa, existem as linhas de defesa de dadinho e de 12 toques, para você escolher qual vai querer.

O resultado final é muito bacana e o grande barato é que as possibilidades de criação do visual final da mesa são enormes. Outra grande vantagem é acabar com a dependência da madeira. Por outro lado, não é uma superfície adequada para a prática do jogo oficial. Talvez sirva bem para a modalidade 1 toque (liso). Mas para um bom jogo informal em casa é sensacional. Na “inauguração” disputamos um torneio com vidrilhas e pastilha como bola. Foi show! Totalmente aprovada!

43 comentários para “Gramado Sintético”

  1. Petrônio disse:

    Fala Zamarim, tudo bem?
    A idéia do vinil me parece ser super prática, vou tentar pô-la em prática.
    Parabéns pra galera que descobriu.
    abraço.

  2. Zamorim disse:

    Então, Petrônio, é realmente bem prática, principalmente se você tem a manha de aplicar o vinil. E a mesa fica lindona :-)

  3. Petrônio disse:

    Pois é, a manha de manipular o vinil eu não tenho, mas um amigo trabalha com esse tipo de impressão, ele deve saber colar o vinil.

  4. Tadeu disse:

    Fala Marcus.
    Brother, seu campo ficou lindo.
    Já fazia tanto tempo que havíamos conversado à respeito que havia me esquecido que vc. tinha se entusiasmado c/ a idéia, e pra minha agradavel surpresa, eis que vc. concebe mais uma obra prima.
    Fico feliz que tenha gostado da idéia e mais ainda que tenha investido neste projeto.
    Quem sabe a moda pega, sem dúvidas que o desempenho c/ vidrilha é melhor, e o lance do adesivo jateado é o grande diferencial.
    Apenas gostaria de ressaltar que os créditos do nosso primeiro protótipo se deve também ao meu parceiro e eterno rival de botão Eder da +Art de Pradópolis-SP, juntos desenvolvemos a Arena Palestra Sintética, apesar eu ser corinthiano, tenho que admitir que ficou muito bacana, e fizemos nas dimensões oficiais.
    Enfim, espero que a galera possa curtir e experimentar.
    Grande abraço!

  5. O visual da mesa ficou fantástico (eu só trocaria a marca d’água pra ficar perfeita – Timão.. rsrsr). Parabéns pelo belíssimo trabalho e que façam ótimas partidas nesse “tapete verde”.

    Abração
    Alexandre Figaro Moreira
    Londrina/PR

  6. Victor Heremann disse:

    Zamorim;

    Primeiramente, parabéns pelo site e pelos belíssimos trabalalhos que faz.

    Sou assíduo frequentador do site há tempos.

    Como sou meio grosso para fazer uma mesa, gostaria de saber se não vende uma já pronta?

    Abração e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

  7. Zamorim disse:

    Tadeu, valeu pela força!
    Realmente a ideia foi muito boa e é uma boa opção para quem quer se aventurar a construir a própria mesa. Coisa que, você sabe, aumenta bastante o prazer de jogar ;-)

    Alexandre, sei não, acho que a marca do Timão não ficaria tão bacana :-)

    Victor, valeu, mas realmente não tenho condições de fazer material por encomenda. Quem sabe o Tadeu, aí em cima, não aceite uma proposta?…

  8. Tadeu disse:

    Salve Salve pessoal.
    Alexandre, imagina a marca d’água do timão?
    Ficaria maravilhosa rssss, desculpa Marcus, mas o escudo do timão é lindo, assim como do Mengão, tenho uma mesa de futsal do Corinthians, projeto idêntico a esse campo, reproduzi o ginásio do Corinthians nela, entra no http://www.flogao.com.br/bigasfuteboldebotao que tem algumas fotos.
    Agradeço ao Zamorim pelo espaço e dica, vou verificar c/ meu sócio Eder e de repente a gente até desenvolve projetos por encomenda.
    Abraço a todos os amigos desse blog referência p/ todos nós…
    Valeu Zamorim.
    Tadeu

  9. Sensacional Tadeu !!
    Adorei a “QUADRA” do Timão feita por vc.
    E o que é aquele time que vc fez em homenagem ao nosso primeiro Brasileiro ??
    Lindo time.

    PARABÉNS !!

  10. Zamorim disse:

    Tadeu, acho que eu já tinha visto o campo de futsal. Ficou realmente muito bacana!

  11. Tadeu disse:

    Valeu Alexandre,
    Aquele time de 90 pra mim é maior de todos, pois os caras ganharam na garra, de verdade, não era um time tão técnico mas entrava no campo c/ raça e c/ as facas nos dentes, os heróis daquele ano estão na minha mente pra sempre em especial o goleiro Ronaaaaaaldo, Tupãzinho nosso eterno Talismã da Fiel e o polêmico mas perfeccionista Neto. SENSACIONAL.
    De repente o Marcus poderia no futuro produzir esse time p/ gente, imagina?
    Zamorim, se me permite dizer… vc. precisa voltar a fazer esses times maravilhosos, sei que toma muito seu tempo mas é um dom q Deus te deu irmão… Espero que volte a fazer novos craques pois seus jogos são diferenciados demais!
    Abraço a todos!

  12. Augusto disse:

    Parabéns Marcão pela iniciativa, a mesa ficou linda !!!!!!!!!!!!!! Infelizmente não consegui abrir os arquivos em cdr… Abraços, Augusto.

  13. Zamorim disse:

    Agradeço, Tadeu!
    Mas realmente está complicado conseguir tempo. Estou com acrílico cortado pra fazer uns times pra mim já há mais de 1 ano e até hoje não consegui colocar os projetos em prática.
    Quanto ao time de 90 do Timão, quem sabe um dia sai, mas até os escudos estão parados por aqui…

    Augusto, não sei qual pode ser o problema que você está tendo para abrir os arquivos. Fiz um teste aqui e parece tudo ok. O quê está acontecendo, exatamente?

  14. Augusto disse:

    Caro Marcus, não consegui abrir o arquivo pois meu corel é 9 e sua versão deve ser superior… Já criei no photoshop um gramado tb… Engenhão, escudo do Botafogo, imagem de grama… Acho que ficou bem bacana, agradeço a vc por nos ter dado asas a imaginação… Estou vendo serviço de plotagem aqui perto do trabalho…. Abraços, Augusto.

  15. Augusto disse:

    Caro Marcus, fui ver o serviço… Achei meio salgado o preço da impressão 1,60 x 1,00 = R$ 224,00 e 1,90 x 1,30 = R$ 346,00. Ficou na faixa de preço que vc fez aí em Brasília ?

  16. Alexandre disse:

    Tadeu, ainda sobre o time de 90 que vc fez, é para regra dadinho ou serve para 12 toques tb ?
    Me mande um e-mail para podermos conversar sobre este time, por favor.

    figaro@uel.br

    Abraços
    Alexandre
    Londrina/PR

  17. Tadeu disse:

    Fala Alexandre,
    Na verdade eu confeccionei sem pensar nisso, pois a espessura do acrílico era uniforme, ou seja, eu só tinha uma placa mesmo de 5mm, mas jogar c/ feltro eu achei melhor.
    Apenas cortei a chapa em bolachas de 2 tamanhos na serra copo, uni 3 bolachas c/ silicone pra fazer os zagueiros, e dei acabamento c/ lixa fina e depois poli c/ bravo e silicone (de passar em painel de carro).
    Os adesivos como tenho amigo q tem uma empresa de comunicação visual, faço c/ ele, fizemos o primeiro gramado sintético que sem notícia na empresa tb.
    O que vc. gostaria de saber? Fique à vontade, meu e-mail é tadeu.bigas@hotmail.com
    Estou contando um time de 90 c/ o Jeferson da Vitrine do Botão, fica em R$ 180,00 mas é o time… o cara faz uns times de luxo.
    Abração!
    Tadeu

  18. Tadeu disse:

    *cotando

  19. Andre Silva disse:

    Olá, poderia me informar quanto foi o custo da impressão.

    Obrigado.

  20. Gabriel Nóbrega disse:

    Marcus, gostaria de saber, de que material você faz seus botões?

  21. Gabriel Nóbrega disse:

    Também gostaria de saber, você vende mesa de futebol de botão por encomenda?, e se não vender, você sabe de alguém que as faça na mesma qualidade que você faz e vende?

  22. Zamorim disse:

    André, acho que ficou em torno de R$60,00.

    Gabriel, faço de acrílico os que uso para jogo oficial e com vidrilhas os que uso para os torneios diversionais. Mas não faço nenhum tipo de material para venda.

  23. Matheus Cavalheiro disse:

    Zamorim, primeiramente quero lhe dar os parabéns pelos trabalhos.

    Através do teu site, me inspirei a fazer minha própria mesa. Optei pelo campo sintético. Já fiz a plotagem do adesivo, ficou muito massa! Ainda falta a parte dos alambrados e traves. Posteriormente, se te interessar, mando fotos para ver como ficou.

    Fica aqui uma dica para quem vai fazer com adesivos:
    Na hora de colar, faça uma mistura de 1LT de água e 2 colheres de detergente. Com um borrifador, molhe bem a mesa onde for aplicar o adesivo, destaque o adesivo e aplique-o sobre a água e com uma espatula (eu usei um cartão de crédito), vai empurrando (retirando) a água debaixo do adesivo. Parece que não vai grudar, mas quando a agua secar, cola perfeitamente. Isso ajuda a nao deixar bolhas, pois você fica empurrando o ar e a agua para fora.

    Um grande abraço.

  24. cláudio disse:

    cara, feliz natal, parabens pelos campos, vc faria e venderia um campo desse??? como o logo do Vasco, por favor entre em contato…bom natal e feliz ano novo!

  25. Zamorim disse:

    Pôxa, Matheus, porque não mandou a dica da água com detergente antes??? :-)

    Sempre tem algum macete nem um pouco óbvio para esse tipo de aplicação. Vou experimentar se resolver fazer uma nova mesa dessas, mas fica a dica para os novos aventureiros.

    Mas as fotos depois, que eu publico. Estou montando uma galeria com as fotos das mesas confeccionadas pelos tutoriais.

  26. Zamorim disse:

    Cláudio, eu não faço nenhum tipo de material para venda. Realmente não tenho condições. Mas tem aí um monte de dicas pra você fazer seu próprio campo. Cria coragem :-)

  27. Renato disse:

    Olá Zamorim

    Fiquei empolgado em fazer um campinho desses para mim. Joguei muito botão na minha infância, faziamos grandes campeonatos com mais de 15 amigos, já fazem mais quase 20 anos isso. Um dúvida que me ficou na cachola: Como que fica a superficie depois que você colou este vinil “jateado” o logo do mengo? Não ficou com áreas mais lisas e o logo em relevo? Isso nao atrapalhou no deslizamento? Ah tenho um empresa de Usinagem, quero ver se faço aqueles botões de acrilico com resina, depois converso contigo sobre isso. Abraço e Parabens

  28. Zamorim disse:

    Então, Renato, o logo do Mengo não foi colado, ele foi impresso junto com todo o desenho do campo.

    Bem vindo de volta à atividade :-)

  29. Renato disse:

    Legal, então foi feito como uma marca d’agua? E o vinil jateado foi colado sobre o vinil do campo, certo? Depois de sofrer umas 6 horas eu fiz o meu campo no photoshop (sou péssimo usuário), porem ele ficou legal e editável. Não vou desistir de reviver os grandes momentos da Copa de 1990 com a Alemanha e Cia kkkkkk como era bom. Obrigado e bom final de semana

  30. Renato disse:

    Zamorin, eu liguei em uma empresa que faz impressões digitais e perguntei a respeito do tal Vinil transparente jateado, porem em disseram que fica impossível enxergar a impressão caso coloque sobre ela.

    Será que tem alguma especificação diferente de Vinil Transparenet Jateado?

    Abraço

  31. Zamorim disse:

    É isso aí, Renato, a diversão não tem limites :-)
    Quanto ao vinil, já faz muito tempo que comprei, mas foi assim que o vendedor chamou e a transparência é perfeita.

  32. Yuri Marinho disse:

    O botão pastilha é esse aqui http://www.pedroom.xpg.com.br/fifme/federacao/futsal/img/vitoria.jpg ?? é porque to com a idéia de fazer sintético, mas n quero que eles deslizem demais, só deslizar normalmente…

  33. Zamorim disse:

    Yuri, desculpe a demora pra responder.
    Não conheço esse termo “pastilha” para botões.

    Esses do link são da Guliver, mas não sei como a turma chama. Acho que correm bem nessa superfície. Esses não deslizam demais em nenhum tipo de superfície ;-)

  34. Rafael Simões disse:

    Diga Zamorim! Tranquilo? Primeiramente, parabéns pelo site! Passei um tempo fora dos “relvados” de botão, mas, devido a seu site, e de alguns outros da modalidade, acabei reavivando a paixão do futebol de botão em mim! hehehehe
    Gostaria de trocar algumas idéias contigo, teria como você me enviar um e-mail para conversarmos? Valeu!

  35. Oberte Feijó disse:

    Olá amigo, muito bom seu site/dicas, parabéns. Tenho uma mesa oficial que sofreu com uma goteira, aí lixei e pintei mas não ficou muito bom aí, depois da dica do gramado “sintético” resolvi fazer, criei no Photoshop um campo com textura, com aparência de um gramado realmente, ficou demais, sensacional. Vou aplicar o adesivo e o jateado transparente, logo tirarei umas fotos pra mostrar pro pessoal.
    Grande dica, valeu mesmo, abração!!!

  36. André Branco disse:

    olá Zamorim,parabéns achei a dica excelente, porém não consigo baixar os arquivos. haveria possibilidade de me enviar por e-mail? um abraço.

  37. Marcos José disse:

    Olá Zamorim, tudo bem?
    estou fazendo um campo médio, 1.55×1.00, vocês teria as medidas para me passa?Conforme você fez com a do campo oficial.
    Desde Já obrigado.

  38. claudio disse:

    Qual tinta você utilizou latex? Ou uma tinta especial para madeira estou querendo reformar a minha mesa.

  39. Marcelo Piu disse:

    Grande Zamorim,
    Boa noite!
    Fiz uma mesa em vinil como nos ensina o tutorial e ficou show, para brincarmos no horário do almoço. Parabéns pelo trabalho!
    Queria te mandar as fotos!
    Forte abraço!

  40. Daniel disse:

    Sou de Governador Valadares MG, eu e meu tio fizemos uma mesa na maior medida oficial, eu criei o campo em adesivo digital e colei o vinil transparente 08 imprimax por cima, a gente usa cera de piso em pasta incolor sem cheiro para dar uma polida na mesa, acredite, os botões correm direitinho.

  41. Evaldo Athayde disse:

    Parabéns pela ideia, fiz alguns testes e descobrir que a cera em pasta como o Daniel informou funciona de verdade e com talco, desde que limpe a superfície antes de colocar o talco.

  42. Kony disse:

    Legal a ideia!

    Já pensaram também na possibilidade de fazer o desenho das marcações diretamente na mesa e usar o vinil jateado transparente por cima apenas para dar uma textura adequada ao campo? Considerando que para isso poderia ser utilizada uma madeira de menor valor, poderia sair mais barato.

  43. Moacyr Brettas Junior disse:

    Boa tarde, Eu sempre joguei futebol de mesa.
    Onde posso comprar campo de futebol de mesa 124×184)?
    Aguardo.

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker