Preparando os botões antes dos jogos

3 de julho de 2008

Antes de colocar o time em campo, é preciso sempre, mesmo com ele novinho em folha, fazer uma preparação, que consiste basicamente em limpar o time em uma flanela preparada especialmente para isso.

Seguem a seguir algumas formas de preparação da flanela e de polimento dos botões antes dos jogos. Eu, particularmente, prefiro o primeiro método, que é o que utilizo com meus próprios times, mas tudo depende muito do gosto (e disposição) pessoal do botonista.

Método 1: Flanela preparada com o dopping de sua preferência

Material necessário:

  • uma flanela nova e de boa qualidade (tecido bem espesso e macio);
  • um pote de reparador de pontas de cabelo. Serve qualquer marca, mas precisa ser “100% silicone”, totalmente transparente; OU
  • um pote de lustramóveis liquido. Sugiro o Poliflor; OU
  • um pote com uma mistura de 1/3 de silicone com 2/3 de lustramóveis; OU
  • um pote de Polideps, um preparado desenvolvido especialmente para o futebol de mesa;

Utilizei o silicone puro durante um bom tempo. Agora estou utilizando a mistura de Poliflor com silicone e estou gostando muito. O efeito do polimento dura por muito mais jogos do que o do silicone. Existem diversas possibilidades de dopping, mas no final, como já disse, o gosto de freguês é o que importa.

Preparação da flanela:

  • dobre a flanela formando um retângulo com aproximadamente 10cm no lado menor;
  • despeje um pouco de dopping sobre a superfície da flanela. Não exagere, porque normalmente rende bastante;
  • espalhe bem o dopping com o dedo, de modo que ele enxarque uniformemente toda a superfície;
  • deixe secar por 24 horas antes de utilizar a flanela pela primeira vez;
  • depois de preparada, a flanela deverá ser utilizada sempre seca;
  • eventualmente, quando ela começar a perder a eficiência, pingue no máximo 2 ou 3 gotas de siliconte no centro da flanela e espalhe bem com o dedo.

Pronto! Agora, antes de cada jogo, esfregue os dois lados dos botões na flanela, que eles estarão prontos para a batalha. É importante polir também o lado de cima, para que a palheta não agarre. Se o botão ficar muito “engordurado” depois de passado na flanela, passe-o também em uma flanela limpa e seca para tirar o excesso. Pode tirar sem medo, que o efeito do polimento será mantido.

Depois guarde a sua flanela dobrada com cuidado para protejer a superfície preparada de sujeira. Você utilizará essa mesma flanela durante toda a sua carreira e quanto mais ela for usada, melhor ficará.

Método 2: Flanela limpa com dopping novo

Material necessário:

  • o mesmo do método 1.

Preparação da flanela:

  • antes de cada sessão de jogos, pegue uma flanela limpa e despeje um pouquinho (algumas gotas somente) do seu dopping sobre uma pequena área da flanela;
  • espalhe bem o dopping com o dedo, até que não haja excessos em nenhum ponto;

Pronto! Agora esfregue os botões como no Método 1, só que agora é obrigatório passá-los na flanela seca também, porque agora certamente ficarão com algum excesso de dopping.

Método 3: Passando o dopping no próprio botão

Material necessário:

  • o mesmo do método 1.
  • pode ainda ser utilizada a parafina em barra; OU
  • graxa de sapato.

Passe o dopping diretamente sobre cada botão, nos dois lados, espalhando bem. Depois, com uma flanela limpa, retire todo o excesso de cada um dos botões. No caso do silicone, você pode passá-lo nos botões na véspera dos jogos e deixar para retirar os excesso na hora. Essa última eu já experimentei e fica realmente muito bom, mas dá um trabalhão.

25 comentários para “Preparando os botões antes dos jogos”

  1. Antonio Luiz disse:

    Excelente as dicas !

  2. Ademar Francisco Rocha de Salles disse:

    Gostei muito de suas dicas, e estou tentando conincientizar as pessoas que gostam do futebol de mesa a aderir a esta forma que vcs jogam mas esta muito dificil. Os nossos botões são feitos com material de chifre de boi, o nossas metas só valem o gol se passar a bola por corbertura já que o goleiro ocupa todo o espaço e por aí vai. Mas valeu tudo que vc escreveu, uma grande abraço
    cidade

  3. Marco Aurelio disse:

    OLá amigo,
    voces poderiam informar onde eu consigo comprar um botao de chifre (time)
    agradeço

  4. gilvan gomes disse:

    Olá tudo bem, tenho 43 anos e guardo comigo 5 times de botão onde do meu time titular meu ataque é todo de chifre, tenho também ´7 botoes vidro de aviâo o retante é de acrilico e mica, caso tenha enteresse em compra troca ou até de vender algum dos seus Botoes, entre em contato no E-mail acima ou por fone: 11-7731-0158.

    Um abraço
    Gilvan Gomes.

  5. LuizJogos disse:

    Oi colega! Eu nao sou mto de fazer comentarios, mas gostei mto de seu site! Gostaria de te dar meus parabens! Continue assim!

  6. LuizJogos disse:

    Ola amigo! Nao sou de ficar fazendo comentario, mas eu queria parabeniza-lo pelo otimo site que voce tem! Continue com esse otimo trabalho!

  7. flavio disse:

    Boa tarde gostei mto de suas dicas… mas possui recentemente uma mesa tamanho oficial em MDF, e possuo mts times de acrilicos transparentes de 48mm e também o argola, e eles nao corre m direito.. posso passar opliflor nela também?
    Obrigado.
    Flavio.

  8. Williams Lucas Correia disse:

    Boa tarde,

    Lí praticamente todo o site e fiquei encantado com tudo que encontrei aqui. Eu sou fascinado por time de botão mas aqui na minha Cidade, por ser interior, não tem acesso a um bom material. Tenho o time do Flamengo que ganhei da minha noiva quando ela viajou para RJ. já tem 3 anos e guardo ele com muito carinho. Só vou jogar com ele quando tiver construido a mesa. Decidí voltar a jogar. e também montar uma mesa igualzinho a esta que você ensinou. Parabéns pela dedicação e o amor pelo futebol de botão. Aprendí muito aqui neste site.

  9. Zamorim disse:

    Valeu Williams!
    Boa sorte com a construção da mesa. Além de ser um ótimo passa tempo, você vai ver que é muito mais legal jogar numa mesa feita por nós ;-)

  10. Fabio Deodoro disse:

    Alguém sabe onde encontro botões de chifres de boi? Moro no Rj. Desde já, grato!

  11. Vitor disse:

    Ola tenho 15 anos e gosto muito de joga futmesa.
    eu tenho uma duvida de como pegar na palheta para treinar.pois o meu time e amador todo de plastico ,e a palheta e um pouco mole e as veses da ate raiva que a bolinha nao sobe, eu treino do chão nao tenho mesa,o goleiro eu mesmo fiz tamanho oficial,fico ate bom.
    Eu queria uma dica sua de como pegar na palheta,pois eu uso um método que usa as duas maos,a direita seguro a palheta, e com a esquerda coloco o dedo indicador encima da palheta,e coloco pressao nas duas maos.
    mais ultimamente nao tem dado muito serto acho que perdi o geito,vc tem uma dica de comco pegar na palheta ?

  12. Zamorim disse:

    Caro Vitor, acho que não vou poder te ajudar nisso. Existem diversas maneiras de segurar a palheta. Cada um acha a melhor forma de fazê-lo.

    Para a bolinha subir, experimenta inclinar mais a palheta na hora de palhetar, ou trocá-la por uma mais dura.

  13. Vitor disse:

    ola mais uma ves.
    achei um botao pequeno quardado no meu quarto, ele e otimo para chutes de altura para fazer gols de cobertura.mais eu so acerto o a trave de cima,passa perto de fazer o gol.isso e um bom sinal ?
    e como você faz essas barreiras para treinamento ?

  14. Ramon disse:

    Caro Zamorim eu estou tentando novas formas de chute, por que o meu chute sobe muito, você poderia me dar uma dica para que ele não subisse tanto ???
    Ah e qual é o tamanho da barreira de treino.

  15. Zamorim disse:

    Ramon, experimenta diminuir a força que a bola sobe menos.

    A barreira eu faço na mesma altura do goleiro e na largura da trave.

  16. Alan disse:

    Zamorim, Conforme o tutorial Que Vc fez Fiz minha própria mesa, Mas em minha Cidade (Belém) Só encontrei MDF. Percebo que o botão não corre Bem E que é precizo polir Sempre antes de cada jogo. Gostaria De saber se vc já fez uma mesa com mdf e qual a Sua opinião A respeito de confecções de mesa em mdf.

  17. Zamorim disse:

    Alan, a primeira mesa que fiz era de MDF. Originalmente não era pintada e os botões corriam muito bem. Depois de um tempão resolvi pintar, mas não ficou muito boa. Porém, ela já estava manchada e meio engorgurada, quando pintei, então não sei dizer como teria ficado se tivesse sido pintada ainda nova.

    Outros leitores do site já relataram que fizeram mesas em MDF e ficaram boas.

    Quanto ao polimento antes de cada jogo, imagino que esteja falando dos botões, é assim mesmo. É preciso fazer esse trabalho com freqüência.

  18. Alan, fiz duas mesas de uma só vez usando o MDF e as duas ficaram ótimas. Segui o processo de pintura que está aqui no site do Zamorim ao pé-da-letra e não teve erro. Ela fica um pouco áspera mesmo (com a mesma textura do MDF).
    Bons jogos!

  19. Alan disse:

    Obrigado Marco, Gostaria de saber se algum de vcs podem me enviar bola de feutro, pois aqui em Belém nem tem futebol de mesa só o selotex mas não chega perto de uma regra de 12 toques paulista. Quanto custaria e o envio. se puderes me ajudar eu agradeço.
    E com relação a mesa eu uso poliflor e aparador de pontas siliconado. Melhorou muito o deslise e por enquanto estou usando bolas feitas de lã. comprei nas lojasamericanas.com. Dá pra jogar, mas gostaria de jogar com feutro. Até logo.

  20. Marcos disse:

    Parabéns pelo ótimo site. Gostaria de saber se alguém tem para vender botões de chifre ou de osso. Grato.

  21. Carlos disse:

    Parabéns pelo site!
    este silicone citado é o mesmo que usamos pra carro… (carnu)

    Grato!

  22. Marcelo disse:

    Parabéns pelo blog,muito bom mesmo,mas gostaria de saber se esse polimento serve para o deslize do botão,pois os meu time desliza muito,só pra informar,eu jogo na regre de 1 toque. gostaria de saber o que posso fazer para não deslizar tanto o botão? muito obrigado.

  23. Marcelo disse:

    Já me disseram para furar os botoes,mas mão sei fazer isso,se poder me ajudar? e obrigado mais uma vez 1

  24. Fernando Gabas disse:

    Primeiramente, parabéns pelo blog… jogava botão como vício quando criança, porém, sempre com aqueles bem simples e baratinhos comprados em um pequeno bazar perto de casa. Era o que tinha-mos para a época, afinal, isso a mais ou menos 30 anos. Acompanhando o blog, estou vendo que esse maravilhoso esporte ainda vive jovem. Acho que vou voltar a praticar, intimando os velhos amigos para grandes jogos aos sábados a tarde como quando eramos crianças. Obrigado pelas saudosas lembranças que me trouxe. Abraço.

  25. marcos disse:

    Comprei meu jogo de argolados no Frandiam e estou om um problema.Quando passo o poliflor o botão corre bem mas muitas vezes quando vou palhetar para tocar a bola ou chutar pro gol os botões andam “pra trás” ja tetei usar pouco poliflor,ja limpei por cima, ja lavei mas o problema continua!por que isso acontece? quando comprei um vendedor de uma loja aqui no Rio me disse que era bom passar lixa dagua da mais fina para eles correrem melhor…será que foi isso? se vc puder me ajidar eu agradeço.Abraços

Deixe um comentário


Marcadores

1930 1934 1938 1942 1943 1944 1953 1954 1955 1958 1961 1962 1963 1966 1970 1974 1976 1980 1981 1982 1983 1987 2008 2009 Ajax Alemanha Argentina Argélia Arsenal Atlético Madrid Atlético Mineiro Atlético Paranaense Austrália Bahia Bangú Barcelona Bayern Boca Jr. Bola Quadrada Botafogo Botões Bragantino Brasil Brasiliense Brasiliense 2009 Brasília Camarões Campeões Brasileiros Campeões Candangos Campeões mundiais Campineira Ceará Ceilândia CEUB CFZ-DF CFZ/DF Chile Coenge Colo-Colo Colombo Copa 2010 Coritiba Coréia do Norte Coréia do Sul Cosmos Costa do Marfim Criciúma Cruzeiro Cruzeiro do Sul CSKA Defelê Dinamarca Equipes inesquecíveis Escudos Eslovária Eslovênia Espanha Esperança Estados Unidos F-Arte Fenerbahce Fiasco FIFA Figueirense Fiorentina Flamengo Fluminense França Futebol Gama Gana Goleiros Grécia Grêmio Grêmio Brasiliense Grêmio futmesa Guará Hertha Berlin Holanda Honduras Hungria Ibis Inglaterra Interestadual Internacional Internazionale Ipatinga Itália Japão Jogões Juventus Legião Libertadores Malutron Manto Sagrado Mengão 81 Mesas Milan México Nigéria Nova Zelândia Novorizontino Obina Palmeiras Paraguai Paraná Payssandu Periquito Piloto Pioneira Ponte Preta Portugal PSV Rabello Real Madrid River Plate Roma Sampaio Correa Santos Schalke 04 Seleção Seleção Brasileira Senta a Púa Serviço Gráfico Sobradinho Sporting Suíça São Caetano Sérvia Taguatinga Tiradentes Torneio Dadinho Torneio do Terraço Traves UEFA Uruguai Usinagem Valência Vasco vidrilha Vidrilhas Vila Nova Volta Redonda Werder Bremen Zamorim F.B. África do Sul

Parceiros

eXTReMe Tracker